Unicidade de ação é foco do 2º Enplag

Brasília, 17 de maio de 2021.

Participantes do 2º Enplag


O Confea e os Creas deveriam ter modelos de negócio e cadeias de valor semelhantes? Esse foi um dos pontos de debate que permearam as discussões do 2º Encontro Nacional de Planejamento e Gestão do Sistema Confea/Crea. Realizado na última sexta-feira (14/5), o evento reuniu, virtualmente, assessores e técnicos que atuam na área de planejamento de todos os Creas e do Confea. 

Ao abrir o Encontro, o vice-presidente do Conselho Federal, eng. civ. João Carlos Pimenta, pontuou a importância do evento. “O front das batalhas está nos Creas. O Confea não recebe, como os Creas, os problemas do dia a dia dos profissionais”, disse, ao ressaltar a importância da troca entre as instituições. O superintendente de Estratégia e Gestão do Federal, Renato Barros, ressaltou o caráter técnico do encontro. “Unicidade de ação é um tema forte este ano e atingiremos esse resultado através de muita troca de experiência e informações”, disse.

Governança e Gestão
Após a abertura, o gerente de Planejamento e Gestão do Confea, Edson Mello, fez duas apresentações, que abordaram o estado da arte e um panorama histórico sobre governança pública e formulação de estratégia. “Para falarmos de governança, precisamos falar sobre conflitos de interesse e sobre a diferença entre o que a sociedade enxerga como valor público e o que estamos entregando”, iniciou. “Boa governança do setor público é o sistema complexo de tomada de decisões, exercício de autoridade, estruturas, processos e procedimentos em uso de modo a assegurar transparência, prestação de contas, eficiência e os resultados desejados”.

Gerente de Planejamento e Gestão do Confea, Edson Mello

Após apresentar análise dos diferentes relatórios de gestão elaborados pelos Creas, Mello defendeu que os Creas e o Confea deveriam ter modelos de negócio e cadeias de valor semelhantes. “Temos estruturas bastante diferentes, complexidades diferentes, mas seguimos a mesma legislação. Precisamos demonstrar nosso trabalho sistêmico, como trabalhamos articuladamente para gerar fiscalização e resultado. Esse é o valor de proteção à sociedade”.

Em seguida, Mello apresentou o Plano Institucional do Confea (PIC) e o projeto que visa ao desenvolvimento do novo modelo de atuação do Sistema para que seja atingido o resultado “proteger a sociedade”. “Precisamos, em conjunto com os presidentes e com os técnicos, montar esse modelo. Tomemos como exemplo o planejamento da fiscalização: quando é feito? Quando é aprovado? Quem participa desse processo? Essas definições estão no modelo de atuação e governança”. De acordo com Mello, a metodologia deve ser aplicada em desde questões macro – como fiscalização de hospitais e de barragens – a rotinas, abarcando as formas como um profissional é atendido no Crea.

Estratégia, Planejamento e Monitoramento
A implantação e o monitoramento da estratégia pautaram os trabalhos no período da tarde.  A analista da GPG Prícila Ferreira compartilhou com o público presente reflexão sobre a necessidade do desdobramento da estratégia formulada nos planos que possibilitam sua execução – do plano plurianual calcado no orçamento-programa aos planos anuais de aquisição, capacitação, fiscalização, tecnologia da informação, comunicação, etc. –, dos quais derivam os indicadores, cujo monitoramento é essencial para a análise acerca do atingimento dos objetivos estratégicos, da efetividade dos serviços prestados e da eficiência dos processos organizações que os executam. 

Analista da GPG Prícila Ferreira

Prícila apresentou como exemplo para demonstrar a importância do desdobramento da estratégia e do monitoramento de indicadores a execução pelos Creas da primeira meta estabelecida em 2020 de fiscalizar 100% dos hospitais até 31 de dezembro de 2021, decorrente da diretriz de âmbito nacional de ampliar a fiscalização em empreendimentos que demandam serviço de engenharia, agronomia e geociências com objetivo de proteger a vida. Também apresentou a análise preliminar da consolidação das métricas encaminhadas pelos Creas para a geração dos indicadores de resultados dos processos finalísticos do Sistema Confea/Crea do exercício 2020, estabelecidos pela Decisão PL-2246/2020.

No dia 9 de setembro, os gestores e os Creas se reúnem para o 3º Enplag.

Beatriz Leal e Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea