Brasília, 12 de março de 2020.
O último dia do 2º Seminário de Comunicação do Sistema Confea/Crea e Mútua foi aberto pelo gerente Felipe Pasqualini que apresentou aos participantes o funcionamento do Conselho de Comunicação e Marketing (CCM), cuja finalidade é formular e complementar a política editorial do Confea. “Discutimos e analisamos as campanhas publicitárias, por exemplo, que são deliberadas pelo plenário federal”, explicou ao lembrar que também compete ao fórum apreciar o plano de comunicação institucional e avaliar seus resultados e decidir sobre programas e ações. “Hoje, com a facilidade das ferramentas virtuais, conseguimos discutir as propostas com vocês, comunicadores, por WhatsApp, por exemplo”, comentou a dinâmica de análise técnica de campanhas publicitárias como “Engenharia Transforma” e “Dia da Mulher”.
Representando o Colégio de Presidentes (CP) dentro do CCM, a eng. agr. Carminda Pinheiro (Crea-AC) manifestou satisfação ao estrear no fórum neste ano. “Eu sei que o trabalho é sério e que agora o Confea tem nova cara, em termos de comunicação. Estou aqui para contribuir”, demonstrou compromisso com a área. Já o coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO) e membro do CCM, Thiago Oliveira, disse que “hoje, a Comunicação do Sistema com a sociedade é mais dinâmica e gera resultados, o que aumenta o nosso desafio”.
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Confira a programação completa
Ainda sobre o Conselho de Comunicação, a jornalista e integrante do CCM Cláudia Renata Oliveira (Crea-SC) falou da honra de - depois de 19 anos trabalhando no Sistema - participar desse trabalho. “As peças que são demandas pelo CCM são utilizadas pelos Creas, o que até então nunca havia sido feito. Vale destacar a qualidade das peças apresentadas pela agência de publicidade”, destacou. A jornalista Iris Valéria (Crea-SE) também compartilhou a experiência de participar do CCM. “Os Creas ganharam uma nova cara, pois tivemos a oportunidade de ser ouvidos e as peças publicitárias têm impacto muito positivo no trabalho que fazemos nos estados”.
A secretária da Soea, Silvia Girardi, apresentou a maquete eletrônica para a 77ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (Soea), cujo tema será “Cidades Tecnologias e Sustentabilidade”, de 02 a 05 de agosto, no Centro de Convenções de Goiânia (GO) e anunciou que o espaço da ExpoSoea será aberto ao público em geral. Marcos Magalhães, que também trabalha na organização da Soea, explicou as modificações nas Honrarias do Mérito, em que a homenagem mais significativa será durante o Jantar do Mérito.
Cases dos Creas
Paraná
Patricia Giannini apresentou o novo site do Regional em que foi contemplado espaço para vídeos, inserção das mídias sociais e layout mais clean a partir do Guia de Estilo apresentado no Seminário do ano passado. “Entendemos que seguir o Guia de Estilo ajuda na unicidade visual que fortalece a imagem do Sistema”. Segundo a jornalista, foram mais de 80 horas de trabalho em que se priorizou a acessibilidade e responsividade dentro do WordPress, ela destacou o trabalho do Web Designer Eduardo Miura nessa migração do site.
Rio Grande do Norte
A gerente de Comunicação do Rio Grande do Norte, Anelly Medeiros, apresentou a equipe e os produtos, como site, mala direta, redes sociais, além das parcerias via Prodacom e Mútua em que foram feitas ações como Busdoor. Anelly apresentou o Programa Crea de Portas Abertas a partir da troca de experiência com o Crea PE. O Programa se desdobra no Capacita Crea RN em que são oferecidos palestras, cursos, cursos in Company em empresas, Crea RN no Campus. “Os números traduzem o sucessos, foram feitos 67 eventos e palestras que reuniram mais de 1080 pessoas. Em 2018, tínhamos 2080 seguidores no Instagram, já no início de 2020 eram mais de 7 mil seguidores”, disse Anelly, que destacou a importância de se ter o apoio da alta gestão para o sucesso das ações de Comunicação.
Minas Gerais
A gerente Débora Sarmento apresentou a palestra “Transparência, Accountability e Comunicação Pública”. Na ocasião, Débora explicou que a fim aprofundar a transparência, as agendas de trabalho das autoridades, que são divulgadas conforme determinado pela Lei de Acesso à Informação, da Lei de Conflito de Interesse, e da Resolução 11/2017 do Conselho de Ética Pública, têm subsidiado as matérias produzidas para o site do Crea-MG. “Para prestação de contas, é feita uma edição digital por meio de balanço que são divulgados no site, rádio, mídias sociais e reuniões presenciais. Hoje, essa matéria, em que os indicadores são repetidos a cada edição, serve para o profissional avaliar o desempenho dos conselheiros em relação aos trabalhos que estão envolvidos contemplando o conceito de interesse público”.
Débora ainda falou da necessidade da escuta ativa no site, nas redes, na Ouvidoria. “O alinhamento interno do discurso é um ponto que demanda atenção constante.”, disse mencionando o compartilhamento de posicionamento – via WhatsApp - com as pessoas que integram o Crea MG, como inspetores, conselheiros e funcionários. Outro posicionamento do Crea Mineiro foi a utilização do Creative Commons, que consiste no acesso aberto aos materiais da Comunicação, pois entendem que o conteúdo produzido com recursos públicos devem estar publicamente disponíveis.
Patrocínio
No período da tarde, foi realizado o Workshop Política de Patrocínio do Sistema Confea/Crea e Mútua. Ano passado, foi aprovada a política que disciplina a concessão de patrocínio pelo Confea e que disponibilizou R$ 5 milhões para projetos a serem executados entre 2019 e 2020. Em relação ao patrocínio, o edital estabelece que instituições de ensino registradas ou cadastradas no Sistema Confea/Crea, pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos e pessoas jurídicas de direito público, podem ter projeto patrocinado, observados os limites máximos de valor por projeto, ou seja, até R$ 80 mil para evento e o valor máximo de R$ 30 mil para publicação.
Pricila Ferreira, gerente de Planejamento e Gestão (GPG), começou sua participação afirmando que a Política de Patrocínio do Confea pode servir de base de orientação para os Creas que quiserem lançar mão “desse meio de Comunicação Pública”, regulamentada pelo Decreto 6555/2008 com o objetivo de “agregar valor, gerar reconhecimento da marca, ampliar produtos e serviços prestados à sociedade”. A gerente destacou também que o Tribunal de Contas da União (TCU) tratou da regulamentação do patrocínio e avaliação de seus resultados, conforme Acórdão 2770/2018.
Depois da participação de Pricila, Rosângela Simonetti, da Superintendência de Estratégia e Gestão
coordenou um “jogo” colhendo contribuições dos participantes com o objetivo de avaliar iniciativa, meta
e indicadores de uma Política de Patrocínio que possa ser utilizada pelos Creas.
Fernanda Pimentel, Julianna Curado e Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Edinaldo Rufino/Confea