Webinars promovidos pela Abes debatem saneamento, durante pandemia

Brasília, 28 de abril de 2020.

Profissionais e estudantes de saneamento ambiental interessados em acompanhar e debater os assuntos mais relevantes do setor, durante a pandemia do coronavírus, têm à disposição o Abes Conecta. O novo programa da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, entidade ligada ao Sistema Confea/Crea, disponibiliza semanalmente webinars e cursos online gratuitos e pagos que podem ser acessados pelo site http://abes-dn.org.br/  

“O novo coronavírus e os sistemas de esgotamento sanitário” e “Soluções em saneamento para atendimento a populações vulneráveis em períodos de quarentena” são alguns dos temas agendados para os próximos seminários e debates virtuais. No fim desta matéria, você pode conferir a agenda.

Os vídeos anteriores também estão disponíveis para que o público possa assistir do computador ou celular, a qualquer momento. Desde o lançamento da iniciativa no dia 14 de abril, a Abes já pautou temáticas como “O papel do saneamento ambiental no combate à covid-19”, “Pandemia da covid-19 e seus impactos jurídicos e regulatórios” e “Como o SARS-CoV-2 tornou-se tão infectante”.  Mais abaixo, você acessa os webinars já veiculados. 

Na estreia da programação, o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental explicou que o projeto objetiva manter a conexão entre os profissionais do setor que têm papel relevante para garantir melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vidas das pessoas.

“Neste momento em que o mundo enfrenta a pandemia da covid-19, a Abes intensifica suas ações digitais para promover a disseminação de conteúdo qualificado”, comentou o presidente da entidade, eng. civ. Roberval Tavares de Souza, ao abrir o debate sobre “As operadoras de saneamento e a pandemia da covid-19”. Participaram representantes da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE), Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) e Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON). Na pauta, ações que podem ser propostas ao governo para ajudar as empresas, situação do abastecimento de água para população e medidas de proteção para os colaboradores. 

 

Próximos webinars:

28 de abril – Critérios para localização, projetos e implantação de aterros sanitários de pequeno porte, no contexto da NBR 15849/2010, com Denise Pontes Duarte, diretora da Abes Mato Grosso, e Maurício Oliveira de Souza, presidente de Abes Amapá.

29 de abril – A teoria de James Lovelock (As Eras de Gaia), degradação ambiental e os desafios da humanidade, com Joper Padrão do Espírito Santo, diretor nacional da Abes.

30 de abril – O novo coronavírus e os sistemas de esgotamento sanitário, com Cesar Mota, professor da UFMG e INCT ETEs Sustentáveis, e Daniel Nolasco, consultor internacional e diretor da International Water Association.

30 de abril – Soluções em saneamento para atendimento a populações vulneráveis em períodos de quarentena, com Paulo Massato, diretor metropolitano da Sabesp, e Juliana Almeida Dutra, diretora de projetos da Deep.

4 de maio – Reequilíbrio econômico-financeiro nos contratos de concessão de saneamento básico, com Luciana Figueras, CEO da Tomorrow Gestão, e Rogel Martins Barbosa, sócio-fundador da Martins Barbosa Advogados. 

5 de maio – Auditoria operacional aplicada ao controle de perdas de um sistema de abastecimento de água, com Mário Augusto Bággio, sócio-gerente da HWater Solutions e da WaterDB Education Solutions. 

 

Assista aos seminários já realizados:

14 de abril – As operadoras de saneamento e a pandemia da covid-19 (coronavírus), com Francisco dos Santos Lopes, secretário executivo da Assemae, Marcus Vinícius Fernandes Neves, presidente da AESBE, e Percy Soares Neto, diretor executivo da ABCON. Clique aqui para assistir

22 de abril – Como o SARS-CoV-2 tornou-se tão infectante, com o médico Paulo Saldiva, do Hospital das Clínicas e Faculdade de Medicina/USP. Clique aqui para assistir

23 de abril – Pandemia da covid-19 e seus impactos jurídicos e regulatórios, com Carlos Roberto de Oliveira, diretor administrativo e financeiro – Agência Reguladora ARES-PCJ. Clique aqui para assistir

23 de abril – O papel do saneamento ambiental no combate à covid-19, com os especialistas Ariel Ortiz Gomes Martins, Fernando Jorge C. Magalhães,  e Ana Cristina Franzoloso. Clique aqui para assistir 

 

Equipe de Comunicação do Confea
Com informações da Abes