Brasília, 18 de fevereiro de 2022.
“Daremos importância prioritária às diretrizes”, pontuou o geólogo Carlos Craveiro, coordenador da Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas do Ceará, após ser eleito para ficar à frente do fórum que reúne as câmaras de todos os Creas. “Distribuímos em quais reuniões vamos tratar de cada uma, temos histórico de mandar tudo bem certinho, queremos continuar com essa fama”, brincou. Para coordenador adjunto, foi eleito o engenheiro de minas Wenderson Melo, do Crea-PB.
Conheça as diretrizes do Confea para as coordenadorias nacionais de câmaras especializadas
A Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Geologia e Engenharia de Minas (CCEGEM) teve sua primeira reunião ordinária de 2022 realizada nesta semana durante o 11º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, quando as coordenadorias de todas as modalidades, além de outros fóruns do sistema profissional, definem seus coordenadores, planos de trabalho e calendários.
Para Craveiro, os dias foram bastante produtivos. “Conseguimos concluir as tarefas”, disse, ao apontar que todos os conselheiros federais se apresentaram durante a reunião, além de cerca de dez presidentes de Crea, “todos muito prestativos, respondendo às perguntas com muita clareza”. Craveiro comemora, ainda, a presença na CCEGEM, de diversos coordenadores que atuam na academia. “São professores, mestres, doutores e pós-doutores, todos querendo essa interlocução entre mercado e universidade”, celebrou.
No segundo dia de reunião, os coordenadores receberam a visita de integrantes da Assessoria Parlamentar do Confea e da Procuradoria Jurídica, além de assistirem à apresentação do analista que assessora a reunião, sobre os regramentos do Confea e a função das coordenadorias nacionais. As ações compunham um treinamento, que teve como objetivo a unicidade de ação.
No último dia, os coordenadores de Geologia e Engenharia de Minas solicitaram a presença do gerente de Tecnologia da Informação, Rodrigo Borges, para que explanasse sobre o projeto de banco nacional de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs). “Esse banco nacional é interessante porque os dados poderão orientar as fiscalizações”, pontuou Craveiro.
O plano de trabalho e o calendário de reuniões aprovados na CCEGEM agora seguem para a Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep) do Confea, para posterior aprovação do Plenário federal. Craveiro adianta que entre os temas que compõem o plano de trabalho está o tratamento dos conflitos de atribuições entre geólogos e paleontólogos.
Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Thiago Zion/Confea