CCEEQ discute fortalecimento da fiscalização na engenharia química

Brasília, 14 de novembro de 2024.

A última reunião da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Química (CCEEQ) de 2024 pautou temas fundamentais para o fortalecimento da profissão e a fiscalização das atividades da área no Brasil, segundo o coordenador nacional Rodrigo Moure. Um dos principais pontos discutidos foi a atualização do Manual de Fiscalização com foco na modernização de procedimentos. Além disso, a reunião debateu o planejamento para o triênio 2025-2027, com ênfase na fiscalização de atividades operacionais nos segmentos profissional e empresarial. 

Reunião em Belo Horizonte (MG), entre 11 e 13 de novembro, teve a presença do presidente do Crea-MG, eng. civ. Marcos Gervásio

Outro ponto de destaque foi a criação de um plano de ação para mitigar os impactos da atuação do Conselho Federal de Química e dos Conselhos Regionais de Química sobre as atividades básicas de engenharia da modalidade química. “Estes assuntos são de grande relevância, considerando que afetam diretamente a segurança da sociedade, em especial, na qualidade dos serviços técnicos profissionais realizados, bem como, na qualidade de todos os insumos e produtos acabados da indústria em geral”, salientou o coordenador Moure.

Coordenadores da CCEEQ em 2024: à esquerda, o titular eng. quím. e seg. trab. Rodrigo Moure, do Crea-SC, e o adjunto eng. quím. e seg. trab. Erick Galante, do Crea-RJ

Em uma avaliação sobre os trabalhos de 2024, o coordenador da CCEEQ pontuou que o ano foi de alta produtividade. “Todas as atividades pretendidas foram desenvolvidas, inclusive, todas as diretrizes encaminhadas pelo Confea à CCEEQ foram debatidas e deliberadas”, informou o engenheiro, ao falar ainda sobre as perspectivas para o segmento. “As atividades empresariais pertinentes à modalidade química é umas das grandes forças motrizes do desenvolvimento econômico nacional. Portanto, ressalto que ainda há muito o que realizar, em especial à fiscalização, visando otimizar a garantia da qualidade e segurança à sociedade em geral, dos serviços e produtos provenientes de profissionais e empresas da engenharia da modalidade química. Neste contexto, é prioridade da CCEEQ ampliar a fiscalização e a representatividade destes profissionais junto ao Sistema Confea/Crea”, finalizou Moure.

Visita técnica à mineradora Vale

 

Julianna Curado 
Equipe de Comunicação do Confea