Plenária aprova o adiamento das cotas-partes do Prodesu

Presidente em exercício Osmar Barros Júnior: Confea toma mais uma medida mitigadora dos impactos da pandemia nos Regionais

Brasília, 3 de junho de 2020.


O plenário do Confea voltou a reunir-se na manhã desta quarta-feira (3), em videoconferência. Na pauta da sessão plenária 1530, 381 processos sendo 378 na pauta ordinária e três na extraordinária. A suspensão das cotas-partes do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema - Prodesu em 2020 foi aprovada por unanimidade. A contribuição é definida no anexo da Resolução 1030/2010. Os valores serão repassados ao longo de todo o ano de 2021, a partir de janeiro.
 
Os trabalhos, coordenados pelo engenheiro civil e presidente no exercício do cargo, Osmar Barros Júnior, foram acompanhados e tiveram a participação do eng. agrônomo Ari Geraldo Neumann, presidente do Crea-SC que responde pela coordenação do Colégio de Presidente do Sistema Confea/Crea (CP); de Valmor Pietsch, presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Agrícolas (Abeag) e coordenador do  Colégio de Entidades Nacionais (Cden); Thiago de Oliveira, coordenador nacional das Coordenadorias Regionais de Câmaras Especializadas de Agronomia (Ceeagro) e do eng, agr. Cláiudio Calheiros, diretor da Mútua, Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas.

Seguindo a ordem dos trabalhos, os conselheiros que coordenam as Comissões Permanentes - eng. civil João Carlos Pimenta, Cais (Comissão de Articulação Institucional do Sistema); eng. civil Carlos Vilhena, CCSS (Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema); eng. eletr. Jorge Luiz Bitencourt da Rocha, adjunto da Ceap (Comissão de Educação e Atribuição Profissional); eng, agr. Annibal Margon, CEEP (Comissão de Ética e Exercício Profissional) e o eng. ftal Ricardo Ludke, Conp (Comissão de Organização, Normas e Procedimentos)  - anunciaram que entre os dias 08 a 17 próximos darão sequência ao calendário de reuniões, que, por enquanto, continuam a ser virtuais. 

Thiago de Oliveira, coordenador da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia, acompanha as iniciativas voltadas ao exercício profissional

Agronomia atenta
Entre os informes, Thiago citou  que “os agrônomos aplaudiram a manifestação do Conselho contra a Lei 11.108/2020, aprovada pela Assembleia Legislativa do Mato Grosso, e que permite aos técnicos agrícolas exercer atribuições referentes à emissão de receituário agronômico, sobre o uso, a produção, comércio, armazenamento,  transporte, a aplicação e a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins”. O coordenador da Cceagro destacou que o conselho deve lançar campanha defendendo que para o registro de empresas deve ser considerada a participação de profissionais com formação de nível superior.

No período da tarde, Thiago abordou ainda a Resolução n. 20, do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas - CFTA, solicitando o apoio e a manifestação do plenário sobre a atualização de valores definidos pelo decreto 4.560/2012, alterando de R$ 150 mil para R$ 1 milhão e 59 mil reais o valor-limite para a execução de projetos de suas atividades.
Valmor, por sua vez, destacou a necessidade de se continuar a busca de mecanismos que ajudem a melhorar a qualificação da formação dos profissionais reunidos pelo Sistema Confea/Crea.

Quanto à análise dos processos da pauta ordinária, os conselheiros iniciaram pelos 45 itens elencados no item Pedidos de Reconsideração. Saiba das decisões tomadas e acompanhe as plenárias ao vivo, por meio do link destacado no site do www.confea.org.br

Nesta quinta (4), às 12h, o presidente em exercício do Confea, eng. civ. Osmar Barros Júnior, participa de um  webinário com a Ordem dos Engenheiros de Portugal, com as ordens de Engenheiros de Angola, Moçambique e Cabo Verde sobre os impactos da pandemia na engenharia. Todos os profissionais do Sistema são convidados a acompanhar o evento, que tem inscrições prévias neste site https://zoom.us/webinar/register/WN_7HrKovxlTLq_okXMIxRqJA

Maria Helena de Carvalho e Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea