Brasília, 30 de março de 2023.
Durante a Sessão Plenária nº 1633 foi aprovado o prazo para submissão de trabalhos e banners ao Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc) que se estende entre os dias 3 de abril e 30 de junho. O edital que estipula as regras para a edição deste ano do Congresso foi aprovado nesta manhã (30/3), durante Sessão Plenária do Confea. O Contecc será realizado paralelamente à Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia – Soea, de 8 a 11 de agosto, em Gramado (RS).
Ao solicitar mobilização dos colegas, o conselheiro federal que coordena a Comissão de Educação e Atribuição Profissional, eng. agr. Luiz Lucchesi, defendeu que o processo de divulgação do Contecc é uma oportunidade de relacionamento com instituições de ensino de todo o Brasil. “Vamos resgatar nossos colegas de faculdade que ministram aulas, fazem pesquisas, que frequentam universidade, vamos trazer essas pessoas, conversem com seus presidentes de Creas para que eles façam o mesmo”, motivou.
Todos os trabalhos aprovados serão apresentados no Contecc por meio de banner em formato virtual. Dos trabalhos aprovados, 24 serão selecionados para apresentação oral, de forma presencial em Gramado. Os trabalhos selecionados para apresentação e publicação nas revistas técnicas do Confea, dos Creas, da Mútua, das entidades de classe e nos anais do Contecc serão divulgados no site do Contecc até o dia 17 de julho de 2023.
Sustentabilidade e Soea
Na última edição da Soea, em Goiânia (GO), foram implementadas várias inovações sustentáveis, como o inventário das emissões de gases de efeito estufa e reflorestamento; gerenciamento dos resíduos sólidos gerados; e envolvimento com causas sociais. Para que haja a transmissão de conhecimento, o Plenário aprovou a participação de colaborador do Crea-GO, responsável pela execução do projeto de sustentabilidade, e de um colaborador do Crea-RS, anfitrião do evento neste ano, durante as reuniões que precedem a realização da Semana Oficial.
Inclusive, hoje pela manhã o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, esteve em Anápolis (GO) para – juntamente com o Crea-GO – plantar 150 mudas de espécies nativas do cerrado em parceria com a The Nature Conservancy (TNC), organização não governamental que trabalha em escala global para a conservação do meio ambiente. A ação plantará ainda outras 1350 mudas e é resultado de compromisso assumido durante a 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), realizada em Goiânia, em outubro do ano passado.
No período da tarde foram analisadas as propostas da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), entre elas Propostas Nacionais Sistematizadas (PNS) oriundas do 11° Congresso Nacional de Profissionais (CNP), realizado ano passado. A primeira a ser aprovada foi a PNS nº 57, que prevê a indicação de profissionais do Sistema Confea/Crea para participar como representantes nos diferentes conselhos, comissões, colegiados, grupos de trabalho públicos e privados, cujas agendas tratam de serviços que demandam conhecimento técnico. Considerando que, atualmente, o Confea possui representação, por meio de profissionais habilitados e registrados nos Creas, em diversos entes/colegiados, públicos e privados, nacionais e internacionais, o Plenário aprovou proposta que recomenda aos Creas que promovam esforços para ampliar suas representações institucionais, possibilitando aos profissionais contribuírem tecnicamente em questões relacionadas às profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea, promovendo a segurança da sociedade de forma alinhada à missão do Sistema.
Outra PNS aprovada foi a de nº 44 sobre o Convênio Crea/ABNT, a fim de que o Sistema Confea/Crea subsidie as normas para que elas se tornem gratuitas aos profissionais aptos e em dia com o Sistema. O texto aprovado recomenda ainda que os Regionais ampliem a divulgação aos profissionais do Sistema acerca das formas de acesso às normas técnicas da ABNT.
Acordo de Cooperação Técnica
Outro processo da Cais aprovado refere-se ao Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Confea, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e a Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades (SNH/MCID). Pelo documento, os Conselhos Profissionais disponibilizarão ao Ministério consulta a sistemas informáticos de suas respectivas propriedades que possibilitem a verificação de informações atualizadas quanto aos registros profissionais ativos de seus associados e quanto ao cadastramento para se habilitarem a atuar no Programa de Melhorias Habitacionais Financiadas (PMH), da SNH/MCID, na qualidade de assessor técnico, para acompanhamento de melhoria habitacional contratada por tomador de crédito beneficiado pelo Programa.
Em contrapartida, espera-se que a área de tecnologia da informação do MCID responsável pela sustentação e evolução de tal aplicativo de controle de finalidade em desenvolvimento, no limite de suas competências e possibilidades técnicas, poderá fazer uso do repositório de dados disponíveis no sistema para, dentre outras finalidades legais, subsidiar os Conselhos com informações que eventualmente venham a demandar ao Ministério. O PMH visa promover obras de melhorias ou ampliações em unidades habitacionais de famílias de renda moderada e baixa, obras que contarão obrigatoriamente com a assistência técnica dos profissionais de arquitetura, urbanismo e de engenharia civil devidamente habilitados e que desejarem participar do Programa.
CEF
Os conselheiros aprovaram as deliberações da Comissão Eleitoral Federal (CEF) para treinamento dos envolvidos no processo eleitoral. Sendo assim, será realizado o 1º Seminário Eleitoral do Sistema Confea/Crea e Mútua 2023, no dia 31 de maio, em Campina Grande (PB), que contará, além do presidente do Confea, com os presidentes de Creas, da Mútua; e integrantes da Comissão Eleitoral Federal. Já o 2º Seminário Eleitoral do Sistema Confea/Crea e Mútua 2023, será realizado nos dias 20 e 21 de junho, em Brasília (DF) com a participação dos coordenadores, dos coordenadores-adjuntos e de um assessor técnico das respectivas Comissões Eleitorais Regionais, além dos membros da CEF. E, por fim, o 3º Seminário Eleitoral do Sistema Confea/Crea e Mútua 2023, no dia 11 de julho, em Brasília (DF), com a participação dos assessores jurídicos de cada Comissão Eleitoral Regional, além dos membros da CEF.
No dia 17 de novembro serão realizadas as eleições gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua, onde serão eleitos os presidentes do Confea e dos Creas, os conselheiros federais para renovação do terço do Plenário do Confea (nos estados do Espírito Santo (Agronomia); Goiás (Elétrica); Pernambuco (Agronomia); Rio Grande do Norte (Civil); São Paulo (Industrial), além dos diretores gerais e diretores administrativos da Caixa de Assistência dos profissionais do Crea ("Mútuas Regionais"), conforme Decisão Plenária nº PL 1869/2022; e no período de 17 de novembro a 1º de dezembro, os Creas elegerão os diretores financeiros das Caixas de Assistência dos profissionais dos Creas ("Mútuas Regionais"), conforme Decisão Plenária nº 1870/2022.
Comunicação
Os conselheiros ainda aprovaram o planejamento de ações de comunicação para o 2º trimestre de 2023. Além disso, a assessora de Imprensa e Cerimonial do Crea-PI, Anna Jescika Araújo Lima; e a gerente de Comunicação Interina, Gestora de Marketing e Eventos do Crea-AM, Samara Roriz, foram aprovadas como membros do Conselho de Comunicação e Marketing (CCM), que, entre outras funções, tem por finalidade formular e implementar a política editorial do Confea, sendo de sua competência a apreciação e deliberação sobre o plano de comunicação Institucional do Confea.
Na sexta-feira (31), a partir das 9h, tem início a Sessão Plenária nº 1634. Acompanhe pelo Youtube.
Leia mais:
Plenário do Confea dá início à sua 1.632ª Sessão
Presidente de gestões anteriores no Crea-SP recebe certificado
Beatriz Leal e Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro