Presidentes reforçam parceria entre o Confea e a ABNT

Presidete da ABNT, Mario Esper, participa pela primeira vez de plenária do Confea para ratificar parceria entre as entidades
Presidente da ABNT, Mario Esper, participa pela primeira vez de plenária do Confea para ratificar parceria entre as entidades

Brasília, 13 de dezembro de 2024.

Pela primeira vez presente ao plenário do Confea, o presidente reeleito da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), eng. Mario Esper, comentou nesta sexta-feira (13/13) que a entidade, de 84 anos, tem assumido o protagonismo nacional e internacional quanto à normalização. “Hoje temos 9.600 normas, 95% das quais atualizadas há menos de cinco anos.  Estamos propondo para o próximo ano a criação da universidade corporativa da ABNT.  A ABNT se reinventou e hoje a maturidade de uma norma, que era de cinco anos, demanda no máximo um ano”.

Esper define a ABNT como o único fórum de normalização e única representante do país nos fóruns de normalização, guiada pelos pilares da normalização, da certificação e da capacitação. “Somos a maior certificadora do Brasil com mais de 150 programas de certificação. Estamos auxiliando o governo federal no Selo Verde Brasil, usando todos os critérios de certificação. Abrimos um canal de prioridade para aqueles setores que não possuem e devem ter normas para caracterizar o Selo Verde”, disse o presidente Esper.
 

Presidente Vinicius Marchese destacou a importãncia da parceria que prevê acesso gratuito às normas técnicas
Presidente Vinicius Marchese destacou a importância da parceria que prevê acesso gratuito às normas técnicas


Em sua participação internacional, a entidade tem feito prevalecer seus pontos de vista. “O que é até um certo atrevimento, enfrentando países desenvolvidos, como nas normas da ISO. E temos lançado normas inéditas, internacionalmente, o que é bastante difícil. E o mais emblemático foi a norma nacional de prevenção e combate à violência da mulher, uma norma de gestão, definindo 14 tipos de assédio e que foi levada à ISO para 40 países e já tem número internacional, 37.201”, disse, comentando que a próxima plenária do comitê internacional será realizada no Brasil, em março do próximo ano. 


“Outra norma que também estamos trabalhando de igual para igual com os europeus, diz respeito à biodiversidade. Estamos fazendo prevalecer os critérios da nossa cadeia”, disse, informado que está em fase final de editoração a norma técnica de desmatamento que estabelecerá critérios para dimensionar o desmatamento em todo o mundo. “Do manejo florestal até a madeira virar um produto, ela será rastreada por geolocalização, por satélite. Então é uma norma que está sendo reconhecida internacionalmente”, afirmou, considerando que “o país agora está participando da definição das regras, contando com a participação do Sistema Confea/Crea no Conselho da ABNT”.  O conselheiro federal eng. Osmar Barros Júnior representa o Confea junto à entidade.
 

Presidente Vinicius foi homenageado pela ABNT com uma reprodução da primeira norma técnica editada no país, em 1940
Presidente Vinicius foi homenageado pela ABNT com uma reprodução da primeira norma técnica editada no país, em 1940


Homenagem
Mario Esper ressaltou que o Confea firmou convênio, ao início do mandato do presidente Vinicius Marchese, que permitiu o acesso gratuito às normas técnicas por tempo indeterminado. “Isso não foi fácil. Quando você publicou isso, recebi contatos dizendo que eu estava quebrando a ABNT. Nós revertemos isso, provando pelo aumento da venda das normas da ABNT. Por esse apoio, desde a presidência do Crea-SP, o presidente Vinicius foi um dos homenageados em sessão solene no Congresso Nacional na passagem dos 84 anos da ABNT”. 

A homenagem, em forma de uma placa reproduzindo a primeira norma editada pela entidade, em 1940, foi entregue ao final da participação do presidente da entidade. “Essa disponibilização das normas foi fruto do trabalho de uma equipe que começou quando viajamos em todos os estados do Brasil e eles demonstravam essa vontade. Mario foi duro na queda na negociação, e o resultado foi esse, foi uma das entregas muito elogiadas pelos profissionais”, comentou o presidente Marchese, colocando o Sistema à disposição para contribuir com a elaboração das normas técnicas.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Thalita Sousa/Confea