Confea participa do V Congresso Brasileiro de Fitossanidade

Brasília, 07 de agosto de 2019.

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) participa do V Congresso Brasileiro de Fitossanidade (Conbraf ), em Curitiba (PR) de 07 a 09 de agosto, que tem como tema “ Desafios e Avanços da Fitossanidade, uma rica oportunidade para a discussão sobre as necessidades e demandas do setor”.  O  conselheiro federal eng. agr Luiz Antônio Corrêa Lucchese esteve no evento e falou da importância em se debater esse tema:  “A fitossanidade é estratégica para o Brasil. E na abertura do evento, presenciar o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luís Eduardo Pacifici Rangel, destacar a importância do Acordo de Cooperação Mapa/Confea, ressaltando a reponsabilidade e autoridade profissional, sinaliza que estamos no caminho certo”, comentou o conselheiro que também preside a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná – regional de Curitiba. 

As práticas fitossanitárias são indispensáveis para a manutenção de uma boa lavoura e aumento da produtividade. De acordo com o presidente do V Conbraf, Marcelo da Costa Ferreira, por isso, mais que estar atento às novidades do setor, é fundamental discutir as estratégias de sanidade vegetal e sua relação com o cenário e as perspectivas da agricultura brasileira. “O Congresso vai discutir todo o contexto que envolve a fitossanidade, desde a identificação dos microorganismos causadores de patologias até os mecanismos de controle”. Segundo Ferreira, o intuito é abordar, principalmente, o status de sanidade atual e que rumo deve tomar nos próximos anos. “Vamos debater as estratégias que devem ser utilizadas para que o Brasil não sofra de problemas fitossanitários, a questão das fronteiras, para que pragas de outros países não adentrem aqui, as demandas dos setores produtivo e privado e os parâmetros do mercado fitossanitário que envolvem todo esse setor”, detalhou o presidente.

O evento, que tem apoio da Mútua Paraná, é composto por Plenárias, sessões e mesas redondas, além de palestras e discussões que traçam um painel de 360 graus sobre os temas mais atuais relacionados à Fitossanidade dedicado a um público composto por técnicos, pesquisadores, estudantes, representantes de empresas, consultores e produtores. A programação, que foi elaborada para atingir diversos públicos, entre professores, pesquisadores, representantes de agroindústrias e produtores rurais, pode ser conferida aqui. 


Equipe de Comunicação do Confea com informações do Conbraf