Brasília, 12 de março de 2021.
Durante a Sessão Plenária do mês de março do Crea Tocantins, realizada nesta sexta-feira (12), virtualmente por conta da pandemia da Covid-19, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, participou da homologação do Comitê Gestor do Programa Mulher no Regional.
Na ocasião, o presidente Joel explicou a importância do Programa e como ele está dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizado pela Agenda 2030 da ONU, que defende a implementação de práticas que promovam a igualdade de gênero. Joel enfatizou que o Programa Mulher vai além das atividades internas do Sistema Profissional. “Ações que ampliem a participação feminina no nosso poder de governança, temas como mercado de trabalho, salário, o papel da mulher na sociedade como um todo pautam o Programa Mulher”, esclareceu Krüger.
O presidente do Regional, eng. civ. Daniel Iglesias, informou que a ideia é expandir o Programa dentro de cada inspetoria, ou seja, serão seis núcleos debatendo o tema “Mulher na Engenharia” e fomentando o programa no estado. “Aqui no Tocantins essa iniciativa pode ser considerada inédita no ramo da engenharia”, anunciou o presidente Iglesias. O Crea Tocantins tem registradas 1369 mulheres num universo de 5122 profissionais. Já no plenário, quatro conselheiras representam as mulheres.
Sobre o Programa
Em 2019, Palmas (TO) sediou o lançamento do Programa Mulher do Sistema Confea/Crea durante a 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea). Nesses quase dois anos já se pode contabilizar uma maior participação feminina, ainda que precise aumentar, pois, hoje, do número de profissionais ativos no Sistema, apenas 19% são mulheres. No que se refere à atuação classista, em 2019, apenas 12% de mulheres compunham o plenário dos 27 Creas. Com o resultado das eleições 2020, esse percentual subiu para 14%. No último pleito, realizado em outubro de 2020, o número de mulheres presidentes de Crea aumentou em 50%, passando de 4 para 6, representando um aumento de 22,2%. Esse aumento da participação feminina vai ao encontro, ou até já seja reflexo do Programa Mulher, que tem como objetivo fomentar a elaboração de políticas atrativas para mulheres engenheiras, agrônomas e da área das geociências dentro das diversas entidades de classe e Conselhos Regionais.
Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro