Titular da coordenadoria de Engenharia Industrial lista as metas de 2021 

Brasília, 1º de março de 2021.

A qualidade do ar em ambientes internos está na agenda de debates da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Industrial (CCEEI), que neste ano é liderada por Lucas Gomes Sevale (Crea-GO), engenheiro mecânico e de segurança do trabalho atuante nas áreas de engenharia térmica e infraestrutura hospitalar. 

Com a expectativa de assegurar o bem-estar da população – especialmente em tempos de agravamento de doenças transmitidas por secreções respiratórias, como a covid-19 –, o novo coordenador estará à frente ainda de assuntos como Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) de sistemas de refrigeração e fiscalização de ambientes hospitalares. Na entrevista a seguir, Sevale lista esses e outros assuntos definidos na primeira reunião da CCEEI, realizada de modo semipresencial durante o 10º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea, nos dias 9 e 10 fevereiro. Confira: 

Confea – Dos assuntos tratados no 10º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea, quais os que predominam no plano de trabalho da coordenadoria? 
Lucas Sevale –
Qualidade do ar interior, fiscalização do exercício profissional e educação a distância. 

 

Confea – Considerando que as profissões de Engenharia, Agronomia e Geociências são caracterizadas por realizações de interesse social e humano, quais grandes temas nacionais estarão na agenda prioritária da coordenadoria em 2021?
LS –
Temas como fiscalização de ambientes hospitalares, qualidade de ar condicionado interior e Plano de Manutenção, Operação e Controle. 

 

Confea – Entre esses itens prioritários, como o senhor pretende coordenar o trabalho lembrando que o plenário do Confea já estabeleceu as diretrizes e assuntos para as Coordenadorias de Câmaras Especializadas e Comissões de Ética dos Creas -  entre eles educação a distância, análise curricular e levantamento de títulos profissionais do Sistema Confea/Crea? 
LS –
Trabalhando em parceria com os coordenadores regionais que estão na CCEEI ou nas equipes de trabalho, além de trazer representantes da sociedade que têm notório conhecimento técnico sobre os assuntos pautados. 

 

Confea – Qual abordagem a coordenadoria dará às ações de fiscalização das atividades profissionais, nestes tempos de pandemia?
LS –
Padronização, conforme o manual de fiscalização aprovado em 2020, segurança dos fiscais e avanços de tratativas de fiscalização de forma remota. 

 

Confea – No final de seu trabalho à frente da coordenadoria, qual a marca que pretende deixar para os profissionais e para o Sistema?
LS – 
Avanços em fiscalização de ambientes hospitalares, aplicação de biossegurança na qualidade do ar condicionado do Sistema Crea/Confea e Mútua, rastreamento das Instituições de Ensino EAD (polos) e corroboração em processos Amicus curiae referente à Resolução 101, do Conselho Federal dos Técnicos. 

Eng. mec. e seg. trab. Lucas Gomes Sevale (Crea-GO) coordena a CCEEI em 2021, ao lado do eng. mec. Eder Ramos (Crea-BA). Para o ano, a coordenadoria propôs a seguinte agenda de encontros semipresenciais: 11 a 13 de maio, em Brasília (DF); 3 a 5 de agosto, no Rio de Janeiro (RJ); e 23 a 25 de novembro, novamente na capital federal


Na #TVConfea você fica sabendo mais sobre as atividades da CCEEI: 

 

 


 


Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro e Thiago Alves/Confea