Brasília, 17 de julho de 2024.
A coordenadoria de câmaras especializadas de Engenharia de Agrimensura, Engenharia Cartográfica e Geografia (CCEAGRI) concluiu nesta quarta-feira (17/7) sua terceira reunião ordinária, no Confea. Entre os temas discutidos, destaque para o tema da valorização das perícias técnicas judiciais e ainda o do mapeamento do município para o estabelecimento do valor nominal dos imóveis com bases cartográficas. Uma visita à empresa de aerolevantamento Topocart, no período da tarde, marcou a conclusão dos trabalhos.
“Também discutimos um tema importante por meio do GT Socioeconômico, relacionado a atribuições profissionais. A exigência de colocação de placas em obras e serviços referentes à atuação da CCEAGRI também foi abordada, por meio de uma nota técnica. Estamos verificando essa possibilidade, se de forma física ou digital, considerando que as nossas atividades são móveis”, comentou o coordenador da comissão, geog. Anderson Gomes de Oliveira (Crea-BA).
Segundo o coordenador adjunto, eng. agrim. Josemar Borges (Crea-PI), o atendimento às diretrizes do Confea continuou sendo tratado pela coordenadoria, ao passo em que o andamento de propostas próprias foi atualizado. “A proposta que sugere apresentar ao Judiciário a importância da exigência de ART para a realização de perícias técnicas judiciais avançou bastante. Também estamos concluindo o debate sobre a participação da Agrimensura na avaliação de imóveis para a geração de plantas genéricas de valores, tomando como referência o mapeamento do município para estabelecer o valor venal dos imóveis com bases cartográficas. A proposta contou com a intervenção do conselheiro federal Domingos Sahib Neto em favor de um encaminhamento para nos convidar a participar do GT Avaliações e Perícias”, considera.
Representada pelo seu coordenador adjunto, o conselheiro federal eng. Domingos Sahib Neto, a Comissão de Ética e Exercício Profissional do Confea (Ceep) destacou a importância do acompanhamento das reuniões das coordenadorias. “O objetivo é sempre o de apoio e de orientação para dar celeridade ao atendimento das propostas. As coordenadorias são as especialistas na fiscalização do exercício profissional das respectivas áreas. E quanto melhor o atendimento a essas demandas, melhor para a fiscalização, para o Sistema e para a sociedade”, descreve.
Aspectos sobre a participação no Congresso Nacional de Engenharia de Agrimensura (Conea 2024), que acontecerá de 6 a 8 de novembro, em Campo Grande-MS, e no 16º Congresso Brasileiro de Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial (Cobrac), a ser realizado de 11 a 13 de novembro, em Florianópolis-SC, também foram discutidos durante a reunião.
Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea