Saneamento básico: Abes recomenda iniciativas para candidatos à Presidência da República 

Brasília, 19 de setembro de 2018.

Com foco na melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida da população, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) elaborou documento com 13 iniciativas a serem apresentadas aos candidatos à Presidência da República.

Alinhadas aos temas liderança, planejamento e constância de propósito, eficiência gerando valor à sociedade, inovação na gestão do saneamento e regulação como governança do setor, as propostas sinalizam ações para a efetiva oferta de infraestrutura de saneamento para a sociedade.

Neste ponto, o compilado leva em conta que nos últimos anos houve uma evolução muito lenta da implementação de construções no setor e que quase 17% da população brasileira não tem acesso a água potável nas residências e 48% não contam com a coleta de esgotos, conforme demonstra o Ranking Abes da Universalização, baseado em dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento de 2016.

Ainda no documento, a associação - que é integrante do Colégio de Entidades Nacionais do Sistema Confea/Crea - se coloca à disposição dos candidatos para “colaborar para a construção das políticas e diretrizes que visem às reais melhorias e ao aumento da cobertura dos serviços de saneamento básico no Brasil”.

 

CONFIRA A ÍNTEGRA DO DOCUMENTO

 

Contra a MP do Saneamento
Aos candidatos a presidente do Brasil, a Abes ressalta a preocupação dos profissionais do setor em relação à Medida Provisória do Saneamento. “De maneira equivocada o Governo Federal editou em julho deste ano uma medida provisória (844/18) que pode desestruturar totalmente o setor de saneamento”, diz o documento alertando sobre os vários artigos da MP que “farão retroceder a gestão atual no setor, como a concentração da regulação da Agência Nacional das Águas e a ruptura da lógica de ganho de escala e subsídio cruzado”, entre outras problemáticas.

Entidade
Com 52 anos, a Abes reúne 10 mil profissionais do setor e tem como missão ser promotora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

 

Equipe de Comunicação do Confea