Presidente Krüger participa do lançamento do Programa Mulher do Crea-CE

Brasília, 17 de março de 2021.

Ao participar do lançamento on-line do Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea do Ceará nessa terça-feira (16/3), o presidente do Confea motivou a disseminação do projeto. “Parabenizo pela implantação do programa no Conselho Regional, que é onde as discussões e ações têm que acontecer”, disse o eng. civ. Joel Krüger, ressaltando que o Confea, enquanto Federal, é um incentivador do projeto idealizado para promover a igualdade de gênero nos 27 Regionais. 

A iniciativa visa estimular que postos de lideranças no Sistema Confea/Crea sejam cada vez mais ocupados por mulheres. Para isso, o modelo de governança tem sido repensado, informou o presidente. Discutir a participação das mulheres no mercado de trabalho e as dificuldades que elas enfrentam na sociedade, como assédio e feminicídio, são outros dois macro-objetivos do programa. 

Em sua fala, Krüger adiantou que, além de fomentar a implantação nos estados brasileiros, o Confea está trabalhando para internacionalizar o projeto. “Queremos saber qual a real situação em outros países, onde infelizmente os problemas se repetem”, disse ao mencionar o termo de reciprocidade firmado com a Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP) voltado para a questão da equidade de gênero. Tratativas semelhantes estão em andamento com a Federação Mundial de Organizações de Engenheiros (Fmoi). 

Presidente Joel Krüger, durante reunião on-line do Crea-CE

Identidade local
Também presente à solenidade virtual, a secretária-executiva do Comitê do Programa Mulher do Confea destacou a importância da adesão dos Regionais à iniciativa. “Cada Crea, por meio do plano de ação, do comitê gestor e da proposição de metas, tem colocado a identidade do seu estado nesse programa, tornando-o plural. É um projeto que foi para as capitais dos estados e, com ajuda das entidades de classe, ele tem ido para o interior”, comentou a eng. eletric. Fabyola Resende, gerente de Relações Institucionais (GRI) do Federal. 

O projeto tem ganhado capilaridade, na avaliação de Fabyola, porque as mulheres têm encontrado uma voz que as represente. “Pela primeira vez na história do Sistema Confea/Crea, em 85 anos, temos o maior conselho do mundo falando para a sociedade que ele está preocupado com a situação da mulher na Engenharia, Agronomia e Geociências. E levando a discussão para temas que vão além da equidade salarial, do assédio moral e sexual; colocando também a questão do feminicídio e da violência doméstica”, pontuou.

Participação feminina no Ceará
O presidente do Crea-CE agradeceu a colaboração do Confea na implementação no programa, e aos integrantes do comitê local assegurou suporte para que as ações sejam realizadas. “Desejo sucesso ao grupo e garanto que todo apoio será dado de forma incondicional”, afirmou o eng. civ. Emanuel Maia Mota, depois de apresentar as estatísticas de gênero do Regional. “No Ceará, 12% dos profissionais registrados no Crea são mulheres. Dessas, 45% têm menos de 45 anos de idade, 52% delas moram em Fortaleza e 58% são engenheiras civis. E 20% do plenário do Crea é composto de mulheres.”

Presidente Emanuel Mota na videoconferência de lançamento do Programa Mulher do Crea-CE

Secretária do comitê do Crea, a eng. agr. Maria Helena Araújo disse contar com o apoio das lideranças do Regional e do Confea, bem como dos demais integrantes, para desenvolver o trabalho. “O programa é aberto a todas e todos sem discriminação, afinal a questão de gênero é de homem e de mulher.” 

Ela também listou os pontos que irão nortear o projeto, cujo objetivo é fazer com que “as mulheres sejam protagonistas de seu destino”, no estado que em 2019 foi o segundo com maior número de feminicídio, na região Nordeste. “A proposta é fomentar discussões temáticas, propor políticas atrativas para mulheres, manter contato com as entidades, mapear as profissionais do Ceará e estimular a participação delas em todo o estado, discutir mercado de trabalho e a violência que aflige e mina a confiança das mulheres”, pontuou, reiterando que “a agenda é ambiciosa e somente terá sucesso com colaboração de todos”. 
  
Protagonismo feminino
O Programa Mulher começou a ser elaborado em 2018 e foi um grande marco no processo de consolidação da política de Equidade de Gênero do Sistema Confea/Crea e Mútua. A principal meta é atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS nº 05 da ONU, além de fomentar a elaboração de políticas de interesse das mulheres engenheiras, agrônomas e da área das geociências dentro das diversas entidades de classe e Creas, visando à participação feminina de forma protagonista em todas as esferas do Sistema e de entidades de classe. Conheça o https://www.programamulherconfea.com/ 

Confira como foi o evento de lançamento: 



Leia mais:

Confea prestigia lançamento do Comitê do Programa Mulher do Crea-RS

Tocantins oficializa a criação do Comitê Gestor do Programa Mulher

 

Julianna Curado 
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea