Brasília, 16 de dezembro de 2020
Os presidentes da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Barueri, eng. eletric. Reginaldo Carlos de Andrade, e da Associação de Engenheiros e Agrônomos de Cajamar, eng. civ. e seg. trab. João Batista Missé Júnior, estiveram na sede do Confea, em Brasília, na manhã desta quarta-feira (16/12), quando representaram a União de Associações de Engenharia, Agronomia e Geociências da Região Oeste de São Paulo (Unaro). Na ocasião, foram recebidos pelo presidente do Conselho, eng. civ. Joel Krüger.
Ao orientá-los quanto à forma de concretizar parcerias com o Confea, Krüger explanou sobre as três linhas de apoio que o Confea disponibiliza às entidades nacionais: convênios mediante chamamento público, política de patrocínios e contratos de locação de estande em eventos. “Alguns Creas têm ações semelhantes e, manter parceria com o Confea não anula a possibilidade da parceria com o Crea”, esclareceu.
Externamente, o Confea atua junto ao Congresso Nacional e ao Tribunal de Contas da União de maneira a propor que parte da receita oriunda da cobrança de anuidades dos profissionais e da taxa de registro da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) possa ser destinada para o custeio de medidas que objetivem o aperfeiçoamento técnico e cultural dos profissionais do Sistema, por meio das entidades. “As entidades fazem parte da governança do sistema profissional, são delas que são provenientes os conselheiros regionais, e isso é a lei que determina”, ponderou. Atualmente apenas recursos provenientes de multas podem ser destinados ao aperfeiçoamento profissional, conforme estipula a Lei nº 5.194/1966.
Ao final do encontro, os representantes da Unaro se disseram gratos pela recepção. "O presidente Joel Krüger sempre nos recebeu muito bem", agradeceu Andrade. "Os esclarecimentos sobre as formas de parceria foram muito elucidativos e pautarão nossa atuação", completou Missé Junior.
Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea