Presidente do Confea abre o segundo dia do Colégio de Presidentes

São Paulo, 29 de outubro de 2020

O presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger, participou da sessão de abertura do segundo dia da 5ª. Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes. O engenheiro abordou questões relevantes para o Sistema Confea/Crea/Mútua, como as recentes resoluções dos Conselhos Federais dos Técnicos Industriais e Agrícolas (CFTs), novidades no convênio com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o processo eleitoral, concluído no início de outubro.

Segundo Krüger, o Confea tem tomado diversas providências com o objetivo de reverter as decisões dos CFTs, que extrapolam indevidamente as atribuições dos profissionais de nível médio. “Já ajuizamos ações civis públicas questionando a legalidade das resoluções, temos dialogado com entidades nacionais e apoiamos projetos de decretos legislativos apresentados por deputados federais, que pretendem sustar as resoluções dos CFTs. Tudo em defesa dos profissionais registrados no Sistema e da população em geral”, disse. 

Veja mais fotos da 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes

O engenheiro Joel Krüger salientou que os Conselhos Regionais precisam participar desse movimento para reverter as resoluções dos CFTs. “Os regionais também podem ajuizar ações civis públicas, mostrando que a insatisfação é generalizada e que todos estão preocupados com a segurança da sociedade”.

Presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger

Além disso, o presidente do Confea afirmou que a fiscalização, que cabe aos regionais, é fundamental nessa luta. “A fiscalização não pode parar. Nosso profissional quer uma resposta rápida. Por isso, é necessário agir em várias frentes”, destacou.

Aproveitando essa questão, o presidente do Crea-SP, Eng. Telecom. Vinicius Marchese Marinelli, apresentou parte de sua equipe: o superintendente de Colegiados, Eng. Alim. Gumercindo Ferreira da Silva; a superintendente de Fiscalização, Eng. Civ. e de Seg, Trab. Maria Edith dos Santos; e o superintendente de Gestão Estratégica, Daniel Montagnoli Robles. O presidente do Crea-SP fez questão de ressaltar que o Conselho continua firme na sua missão de fiscalizar as atividades profissionais nas várias modalidades da Engenharia, Agronomia e Geociências, além das atividades dos Tecnólogos.

Parceria com a ABNT

Krüger também abordou o convênio entre a ABNT e o Sistema, que garante descontos de até 60% na aquisição de Normas Brasileiras e do Mercosul, e ainda permite a pré-visualização das normas antes de sua aquisição. “Estamos discutindo alguns itens, como mudanças nos valores de descontos e aumento no número de pontos de acesso. Acredito que tudo estará finalizado e formalizado até o próximo Colégio de Presidentes, que acontecerá em Santa Catarina no mês de novembro”, ressalta.

Processo eleitoral

Por fim, Joel Krüger agradeceu a todos pelo apoio que recebeu durante o processo eleitoral, encerrado no início de outubro. “Foi um período muito difícil por conta da pandemia. Durante estes sete meses muito se debateu quanto a forma de realização do pleito. Para 2021, pretendemos realizar a eleição para conselheiros federais já pela Internet. Nossa área técnica já está avaliando como ampliar essa possibilidade”, frisou.

O presidente do Confea ainda pediu um minuto de silêncio em atenção ao falecimento do conselheiro do Crea-MS, Eng. Civ. Haroldo Abusaffi; do vice-presidente do Crea-PI, Eng. Civ. Antônio Araújo dos Martírios Moura Fé e do conselheiro do Crea-PR, Eng. Civ. Rogério Pinto Pinheiro. 

 

Produzido por CDI Comunicação
Supervisão: Departamento de Comunicação do Crea-SP/SUPGES