Prêmio Lúcio Costa reconhece engenheira Fernandha Batista da Silva

Brasília, 12 de novembro de 2024.
 

premio_fernadha2.jpg
Entrega do Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação. Dep. Toninho Wandscheer (PP - PR);  Engenheira Fernandha Batista da Silva; Dep. Fernando Monteiro (PP - PE); Dep. Eunicio Oliveira (MDB - CE) e Dep. Joseildo Ramos (PT - BA)


Na manhã desta terça-feira (12), a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados entregou o Prêmio Lúcio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação. Entre os homenageados deste ano está a engenheira civil Fernandha Batista da Silva, destacada pela criação de um modelo inovador de gestão de saneamento voltado para populações carentes em periferias e comunidades isoladas em Pernambuco.O modelo, conhecido como Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), já beneficia 100 mil pessoas em 53 municípios do estado. Segundo Fernandha, o Sisar é um projeto que desafia a forma como pensamos o acesso ao abastecimento de água no Brasil. "Atualmente, 85% dos brasileiros têm acesso a esse serviço essencial, mas ainda existem 30 milhões de pessoas sem água potável", destacou a engenheira.

Ela também enfatizou a importância do Marco Legal do Saneamento, aprovado pelo Congresso, como um avanço significativo para a universalização do acesso à água. “Em minhas visitas a diversas comunidades periféricas, tanto rurais quanto urbanas, encontrei locais com acesso a Wi-Fi, mas sem água potável disponível. Isso mostra que precisamos reavaliar nossos valores e prioridades como país. Embora existam muitas demandas urgentes, nada me parece mais essencial do que garantir o acesso à água”, afirmou.
 

premo_fernandha.jpg
Fernandha Batista da Silva


Fernandha ressaltou ainda o desafio de identificar as populações que ainda vivem sem acesso a esse recurso, uma vez que a maioria (85%) da população brasileira já está atendida. No entanto, o sucesso do projeto Sisar vai além da implementação: ele envolve o engajamento das próprias comunidades, que hoje cuidam e mantêm os sistemas de saneamento implantados. “Graças a esses esforços, conseguimos transformar a vida de mais de 100 mil pessoas que antes precisavam consumir água barrenta. Estamos garantindo um direito previsto na Constituição para aqueles que mais precisam”, finalizou a engenheira.

O Prêmio Lúcio Costa é uma das mais prestigiadas homenagens da Câmara dos Deputados, reconhecendo profissionais e iniciativas que promovem avanços significativos em mobilidade, saneamento e habitação no Brasil.

Fernanda Pimentel com informações da Agência Câmara
Fotos: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados