Painéis revelam a diversidade do BIM em Santa Catarina

Flavio_PresidenteCrea_SC
Assessor de Relações Institucionais do Crea-SC, eng. civ. Flávio Schäfer, e presidente em exercício do Regional eng. sanit.amb. seg. trab. Fernanda Vanhoni, no estande do Confea, apoiador do evento

Brasília, 17 de outubro de 2023.

Com painéis que apresentam casos de diversas empresas do país, o 5º BIM Crea-SC, promovido pelo regional catarinense e Conexão BIM com apoio do Confea, promove a partir desta terça-feira (17/10), no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), uma importante discussão para engenheiros e arquitetos a respeito da Modelagem da Informação da Construção, tecnologia que utiliza parâmetros virtuais em todas as etapas de uma obra. Recentemente, o Confea lançou a primeira pesquisa nacional sobre digitalização nas engenharias no âmbito da Indústria da Construção, conduzida em parceria com o BIM Fórum Brasil (BFB) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
Membro do BIM Fórum Brasil, o Assessor de Relações Institucionais do Crea-SC, eng. civ. Flávio Schäfer, informa que a pesquisa, já desenvolvida no ano passado pelo Confea, vai ser repetida com apoio dos Creas para poder ter uma maior amplitude. “O que foi constatado até o momento é que a presença do BIM ainda precisa evoluir bastante. É importante a gente saber como está o grau de maturação dos profissionais em relação ao processo BIM, a necessidade de os profissionais se aperfeiçoarem para atender às demandas que vão ser preferencialmente projetadas em BIM a partir de 2024, no setor público”, comenta.

Em contrapartida a essa determinação, ele destaca é a necessidade de ter profissionais para atender a essa demanda. “Isso pode acarretar um lapso temporal. Se de alguma forma o Confea poder trabalhar com as empresas de software para ter valores mais acessíveis, seria interessante. São valores ainda relativamente altos para as licenças, o que muitas vezes inviabiliza para os profissionais que acabaram de sair da universidade, principalmente. O Crea-SC está fazendo parceria com a Autodesc e com outras empresas para os profissionais com até cinco anos de formação obter os softwares com 25% de desconto”, diz, informando que, no Crea-SC, esses profissionais podem pleitear e acessar esses valores diferenciados. “A gente pretende estender isso aos demais profissionais, embora seja difícil. Estamos tentando convencer essas empresas de que essa parceria poderia reduzir a pirataria do uso”.



Em relação à participação do Sistema junto ao BIM Fórum, Flávio Schäfer considera que o primeiro passo foi dado. “As principais empresas e conselhos profissionais estão conectados. Há uma forma de disseminação e amadurecimento do processo. É necessário que tenha uma colaboração, essa troca de informações para que todos consigam trabalhar em uma linguagem aberta, substituindo um software pelo outro de forma comum. O BIM tem incentivado essas empresas e profissionais a andarem com essa solução. O Sistema precisa mostrar a importância desse novo marco aos profissionais. Quando a gente saiu das pranchetas e foi para o computador, transpôs um processo, e agora o BIM é uma construção virtual, os elementos são construídos e temos muita informação, muita efetividade em planejamento, prazos de obras. É uma revolução e o momento certo é embarcar o quanto antes nisso”, reforça.
 

Programação
Quanto à programação do evento, o assessor de Relações Institucionais do Crea-SC considera que suas diversas palestras “buscam o alinhamento em soluções compartilhadas, colaborativas, atingindo cada vez mais o setor público, onde as boas práticas, a forma correta de fazer um termo de referência, são compartilhadas entre os colegas. É o alinhamento perfeito do BIM. Cada vez mais a gente consegue subir a qualidade dessa forma colaborativa para chegar a um resultado excelente”, comenta.

Para os profissionais do Sistema, os “cases” apresentam até a próxima quarta-feira (18/10), temas como: “Dicionário de dados para conectar pessoas na Europa”; “O Bim para mitigar desastres ambientais”; “Obra do palco da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa”; “Comunicação no trabalho colaborativo”; “Inovação na AEC”; “Projetos de impacto social com uso da tecnologia”; “O ser humano do futuro”; “A gestão de dados para o patrimônio histórico”; “Fluxo de valor”; “Qualificação profissional em BIM”; “BIM e empreendedorismo”; “A nova lei de licitações”; “O Programa Minha Casa Minha Vida e o acesso à habitação para todas as pessoas”; “Soluções da Graphisoft”; “Interatividade e imersão em projetos”; “Colaboração: a chave do sucesso de um projeto BIM efetivo”; “Como garantir uma boa funcionalidade do empreendimento através do BIM”; “Jornada BIM: do projeto à obra” e “Gestão da informação e o uso do ambiente comum de dados”.

BIM SC



A programação contempla ainda um Salão para Não Engenheiros e Não Arquitetos, que traz temas como “Capacitação tecnológica para área de vendas na construção civil: academia de vendas FG”; “Programa de Defesa Civil na Escola – PDCE – 10 anos”; “BIM, empreendedorismo feminino e ATHIS” e “IA e BIM na era da informação”, “Precificação de projetos”; “Elaboração de contratos”, entre outros. E ainda uma sala Servidores Públicos, em torno de aspectos como: “Gestão e orçamentação”; “BIM no setor público: a revolução disfarçada de solução” e “Implantação BIM em concessionária de energia: estudo de caso da Cemig distribuição”. 

Confira a programação completa do 5º BIM Crea-SC.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea
Com a colaboração do chefe do Setor de Patrocínio e Promoção - Sepat, Adahiuton Belloti