Atuação internacional e registros de profissionais foram pauta da Plenária

Brasília, 28 de junho de 2024.

 

plena_1679.jpg


Na tarde desta sexta-feira (28), durante a Sessão Plenária nº 1679, ficou definido que o Sistema marcará presença na 5ª Edição do Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono (5CIHEL2024), que será realizada de 2 a 4 de outubro, em Lisboa, Portugal. Além do presidente, a comitiva será composta pelos conselheiros Osmar Barros e Domingos Sahib Neto. De 18 a 21 de novembro, as conselheiras Ana Adalgisa e Carmem Petraglia participarão da missão internacional no "XVI Encuentro Iberoamericano de Mujeres Ingenieras, Arquitectas, Agrimensoras y Ramas Afines”, em Lisboa, Portugal.

Em outra frente, o Sistema será representado por dois integrantes do Colégio de Entidades Nacionais (Cden) no 52° Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e no VII Simpósio Internacional de Educação em Engenharia (Cobenge 2024), que serão realizados de 16 a 19 de setembro, em Vitória (ES). O Cden também estará presente no 21º Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (Silubesa), que ocorrerá de 28 a 30 de agosto, em Recife (PE). Além disso, na 4ª reunião do colegiado, o engenheiro civil Aécio Lira proferirá uma palestra sobre “A aplicação da Inteligência Artificial (IA) nos processos de Gestão de Obras”.

Registro de profissionais 
Os conselheiros aprovaram o registro de profissionais estrangeiros diplomados no exterior, são eles:
•    Gloria Milena Vargas Gil, colombiana, com o título de engenheira eletricista – Eletrônica, no Crea-SP.
•    David Mauricio Martínez Ibañez, chileno, com o título de tecnólogo em Mineração.
•    Bruno Alejandro Novillo Cintra, boliviano, com o título de engenheiro químico.
•    Arturo Andrés Mello Muñoz, venezuelano, com o título de engenheiro químico, no Crea-SC.
•    Michael Daniel Sánchez Yagual, venezuelano, com o título de engenheiro mecânico, no Crea-SC.

Além disso, foram aprovados os termos de reciprocidade com a Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP) para José Bernardo Béco de Figueiredo Lóbo e Antonio Fernando Cerqueiro Caetano. Arturo Fontinele de Albuquerque Cardoni, brasileiro, com o título de engenheiro eletricista – eletrônica, no Crea-MG, também teve seu registro reconhecido.

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro