Confea integra o maior evento sobre água do Brasil

Brasília, 23 de agosto de 2023.

Nesta semana, o Confea está presente no XXV Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que reúne em Natal (RN) mais de 2 mil representantes de todos os estados brasileiros em torno do tema “Águas do Brasil: Governança, Adaptação e Desenvolvimento”.

Geólogo Robson Henrique da Silva, coordenador de Meio Ambiente e Saneamento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte, palestrou no espaço da programação reservado ao Confea e Crea-RN

Para o presidente em exercício do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit, apoiar o evento é contribuir diretamente para encontrar soluções que assegurem a disponibilidade e gestão sustentável da água para todos, um assunto que está na pauta do Sistema Confea/Crea.

“A programação deste grandioso encontro está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, que, entre outras metas, visa aumentar substancialmente a eficiência do uso da água em todos os setores e assegurar retiradas sustentáveis e o abastecimento de água doce para enfrentar a escassez de água, e reduzir substancialmente o número de pessoas que sofrem com a escassez hídrica”, salientou Nicoleit, lembrando que, no estande do Conselho, especialistas das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências são recepcionados com orientações e informações essenciais para o exercício profissional de excelência voltado para melhoraria da qualidade de vida e do bem-estar da sociedade.

Estande do Confea distribui publicações técnico-científicas ao público

A iniciativa faz parte da política de locação de estandes, cujo objetivo é fortalecer a imagem institucional e contribuir para o desenvolvimento do Sistema Confea/Crea, que esteve representado na cerimônia de abertura pelo presidente em exercício do Crea-RN, eng. civ. Jorian Alves.

Presidente em exercício do Crea-RN, eng. civ. Jorian Alves (à esq.), compôs o dispositivo de honra

O evento
Realizado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), e a Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (Rebob), o Encob tem contado com a crescente participação dos entes do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Brasil, representantes do Poder Público, dos usuários de recursos hídricos, ONGs e universidades. Todos interessados na oportunidade de diálogo, de apresentar experiências exitosas de boa gestão dos recursos hídricos e fundamentalmente conhecer os modelos implementados nos estados brasileiros no que se refere ao gerenciamento e governança das águas.

“O Encob é a oportunidade maior que os abnegados defensores dos recursos hídricos deste país têm para trocar experiências, aprender com seus pares, se capacitar, interagir, buscar conhecimento e, acima de tudo, sentir-me membro de comitê de bacia, que integra um dos espaços de luta mais significativo de defesa de recursos hídricos no nosso Brasil”, afirmou o coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias, Luiz Carlos Sousa Silva, na solenidade de abertura do Encob, nesta segunda-feira (21/8).

Com apoio do Confea, Encob acontece entre 21 e 25 de agosto em Natal (RN)

Silva pontuou que o encontro funciona ainda como fórum de discussão sobre os cenários possíveis para os recursos hídricos. “Vivemos um momento de muitas expectativas quanto ao futuro das nossas águas e consequentemente da vida no planeta. Sendo a água o balizador do desenvolvimento de qualquer região, precisamos multiplicar a vigilância contra as ações nocivas que perturbam o equilíbrio da melhoria da qualidade e valorização da vida das pessoas e ecossistemas. Neste momento, temos que nos unir em volta do conhecimento empírico e valorizar cada vez mais a ciência, pois dela tiraremos soluções para muitos problemas”, incentivou.

Saiba mais em https://www.encob.org/ e https://www.youtube.com/@portalencob

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea