Interesse pelo edital de patrocínio tem ampliação recorde

Brasília, 22 de maio de 2024.

Agilidade, transparência, valorização profissional. Com essa lógica, as entidades de classe do Sistema Confea/Crea e Conselhos Regionais estão vivenciando um novo momento dos editais de patrocínio, na expectativa de executar suas atividades, no período de 8 de julho a 15 de dezembro, acompanhando e prestando contas de todos os passos por meio do sistema eletrônico criado pela atual gestão do Confea. O anúncio dos projetos aprovados será feito em 1º de julho, após análise do Conselho Diretor e a homologação pelo plenário do Confea.

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Presidente do Confea, eng. Vinicius Marchese


 

O edital integra a Política de Patrocínio do Confea que visa selecionar projetos relacionados a temas das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea relevantes para a sociedade, a economia e o desenvolvimento do país, demonstrando sua conexão com os posicionamentos, programas e ações institucionais do Confea, o que confere valor à sua marca.
 

“É um novo momento, acreditamos que estamos proporcionando valores maiores e mais tranquilidade para as entidades participarem, o que já se manifestou no interesse, quando triplicamos o número de projetos inscritos, em relação ao ano passado. Foram 587 inscrições. São essas instituições que podem gerar valor para o profissional que está na ponta, com projetos de capacitação, eventos, ambientes de trabalho compartilhados e tantas outras iniciativas. Nosso objetivo é fomentar esses projetos”, ressalta o presidente eng. Vinicius Marchese. No ano passado, o edital empenhou R$ 8 milhões. Para 2024, foram destinados R$ 10 milhões por meio da Decisão Plenária 577/2024.

Gráfico Patrocínio


 

Afinal, centenas de entidades de todo o país, além de Creas, manifestaram o interesse em participar do edital, durante o processo de inscrição entre 1º e 16 de abril último por meio do novo sistema eletrônico. “Após a última análise técnica sobre os 360 projetos habilitados, 297 foram classificados e estão à espera da confirmação do Conselho Diretor, no dia 4 de junho, e da homologação pelo plenário do Confea, no final de junho”, informa Alessandra Porto, do Setor de Patrocínio – Sepat. 
 

Ao lado de Dinismary Cardoso, também do Sepat, Alessandra integra a equipe responsável pela análise e também pela fiscalização dos projetos de patrocínio desde o início dos editais, em 2018. “Devido à pandemia, em 2021 e 2022 houve apenas um edital”, lembra Dinis. Atualmente, a equipe responsável pela análise dos projetos é constituída ainda por Lidiane Barbosa (Gerência de Comunicação – GCO), Jefferson Reis (Gabinete da Presidência) e Tarcísio Sales (Sepat). “Contamos também com o apoio indispensável do assessor da presidência Bruno Taves, responsável pelo desenvolvimento do sistema eletrônico”, ressalta Alessandra.

Avanços
Os valores envolvidos são realmente um dos atrativos para o sucesso do novo edital, na visão dos envolvidos. “O edital segue sendo aperfeiçoado, em conformidade com a linha da gestão atual. Estamos tendo um recorde de interessados e também de projetos habilitados”, diz Alessandra Porto, informando que os valores para eventos presenciais vão até R$ 100 mil; para eventos híbridos, até R$ 70 mil; para publicação de livros até R$ 60 mil e para revista até R$ 20 mil. Mas não são apenas os números que demonstram o incremento ao edital de patrocínio.  A implementação do sistema eletrônico pela atual gestão também representa um avanço expressivo para os profissionais do Sistema. 

“O novo sistema vai proporcionar sobretudo agilidade para os que se inscreveram, facilitando tanto o trâmite interno, como externo, pelos profissionais. Diminui muito as dificuldades para o envio de formulários, que também não é mais via protocolo. Gera relatórios mais eficazes, além de dar mais transparência e segurança ao processo, e isso certamente diminuirá a necessidade de entrar em contato para sanar dúvidas”, ressalta Dinismary. “Tudo é enviado e acompanhado em tempo real pela plataforma. O sistema atualiza a cada fase. É possível interagir com o status no perfil e tem uma interface que não precisa entrar no SEI todo tempo, facilitando a execução, prestação e o pagamento do projeto”, complementa Alessandra Porto. 
 

Especialistas Lidiane Barbosa, Bruno Taves, Alessandra Porto, Jefferson Reis, Marina Mattus (gerente de Comunicação) e Tarcísio Sales, responsáveis pela análise dos projetos do novo Edital de Patrocínio do Confea
Especialistas Lidiane Barbosa, Bruno Taves, Alessandra Porto, Dinismary Cardoso, Jefferson Reis, Marina Mattus (gerente de Comunicação) e Tarcísio Sales, responsáveis pela análise dos projetos do novo Edital de Patrocínio do Confea

O desafio da implementação do sistema eletrônico de gestão de patrocínio ainda está sendo conduzido pelo assessor da presidência do Confea Bruno Taves. “Estamos desenvolvendo por módulo, de acordo com a prioridade. Então, tivemos o recebimento das inscrições, a análise documental e a análise técnica. Agora temos um módulo para a execução e prestação de contas em desenvolvimento. Depois haverá outro módulo para a fiscalização dos projetos”, argumenta.

Na visão do cientista de dados, a importância da plataforma está na transformação digital proporcionada aos profissionais do Sistema. “Isso está associado a ter mais agilidade, mais transparência, evitando o uso do papel, que ainda era demandado na assinatura de formulários. Agora, o recebimento é feito todo pelo sistema, quando a pessoa se loga, ela já autentica todos os documentos. Então, facilita, promove uma gestão efetiva da entrada de dados”, descreve.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

Arte: Luan Lopes/Confea
Fotos: Marck Castro e Nayara Brandão/Confea