Brasília, 26 de abril de 2022.
Com visitas aos cursos de Engenharia Civil da Faculdade Ortodoxa de Guarantã do Norte (Faco) e de Agronomia da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), no município de Sinop, além de participação na plenária itinerante do Crea-MT e na feira agropecuária Norte Show, também em Sinop, o conselheiro federal geol. Mário Cavalcanti destacou a importância do Sistema Confea/Crea e Mútua, representando o Confea, entre quarta e sexta-feira (22/4). "O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) é um órgão de fiscalização profissional, não sendo entidade de classe, na forma de autarquia pública, responsável pela regulamentação e julgamento final no Brasil das atividades profissionais relacionadas às classes que abrange: Engenharia, Agronomia, bacharéis em Geografia, Geologia e Meteorologia, possuindo mais de trezentos títulos profissionais, nos níveis tecnólogos e superior, além de anotar também títulos de pós-graduação", declarou aos alunos.
As palestras nos campi de Guarantã do Norte, na noite de quarta-feira, e de Sinop, na manhã de sexta-feira, motivaram os estudantes de Engenharia Civil da Universidade Ortodoxa. Guarantã receberá uma inspetoria do Crea-MT brevemente, em local visitado pelos expositores. “Tinha estudantes formandos e profissionais recém-formados. Fizemos palestras sobre o Confea, Crea e Mútua e as nossas principais atribuições”, disse o conselheiro federal, informando que o presidente do Crea-MT, eng. civ. Juares Samaniego; o diretor-geral da Mútua-MT, eng. civ. Adjane Prado, a coordenadora nacional do Crea-Jr., Luana Matos, e a engenheira mecânica Priscila Bernardi Rockenbach, coordenadora da Comissão Mulher do Regional, também estiveram presentes.
Na tarde de quinta-feira (21/4), o conselheiro Mário Cavalcanti visitou a feira agropecuária em Sinop. “Uma feira consolidada que movimenta cerca de R$ 3 bilhões, envolvendo inclusive muitos produtores do Sul do Pará, que usam Sinop e outras cidades como apoio”, aponta. Por fim, houve a participação na plenária itinerante realizada no dia seguinte na cidade que também receberá uma nova inspetoria do Crea-MT. “Antes da plenária, houve ainda a reunião de todas câmaras”, disse, comentando que a região de Sinop produz variedades como soja, trigo e feijão, o que é determinado pelas características geológicas locais.
Equipe de Comunicação do Confea