Brasília, 24 de agosto de 2020.
Nesta segunda-feira (24), o presidente em exercício do Confea, eng. civ. Osmar Barros Júnior, esteve reunido com o ministro da Cidadania, Ônix Lorenzoni, para discutir as tratativas do acordo de cooperação para viabilizar o projeto Brasil em Campo, que está entre os programas prioritários do Ministério, de acordo com a Portaria 395/20.
O projeto Brasil em Campo consiste na disponibilização de núcleos poliesportivos autossustentáveis em todo o território nacional, baseados em padrão construtivo único de alta eficiência e baixo custo, ofertando para a sociedade quadras de futebol, basquete, vôlei, pista de atletismo, vestiários e lojinhas. Segundo o ministro da Cidadania, Ônix Lorenzoni, a participação do Sistema Confea/Crea é fundamental para viabilizar a proposta. “Precisamos de análise técnica e acompanhamento da execução das obras”, esclareceu Lorenzoni. O ministro ainda esclareceu que as obras deverão ter um período de execução de, no máximo, 90 dias, atender às normas de acessibilidade de acordo com a NBR 9050, e será composta por módulos, permitindo futuras adequações e ampliações. Além disso, o complexo deverá fazer uso de tecnologias, tais como energia fotovoltaica; armazenagem de água da chuva por meio de cisternas; sistema de tratamento de esgoto ecológico por evapotranspiração; e reciclagem de containers marítimos.
Na ocasião, o presidente em exercício do Confea, eng. civ. Osmar Barros Júnior, apresentou outras parcerias semelhantes desenvolvidas com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, com o Ministério de Desenvolvimento Regional; e da Saúde. “Precisamos alinhar essa minuta com nosso Plenário e os Regionais por meio de um Acordo de Cooperação por adesão por parte dos Creas, mas temos muito interesse em firmar essa parceria com importante cunho social e de qualidade de vida para a população”, adiantou Osmar. Na ocasião, o presidente em exercício do Confea também destacou a importância da participação de profissionais devidamente habilitados no projeto, garantindo qualidade e eficiência às obras. O dirigente do Conselho ainda propôs a criação de um Grupo de Trabalho com integrantes dos dois órgãos, a fim de tornar mais célere o andamento do projeto.
A gerente de Relacionamentos Institucionais (GRI) do Confea, Fabyola Resende, sugeriu que o tema seja pautado para o Colégio de Presidentes, que será realizado de 09 a 11 de setembro. “Esse acordo representa oportunidades profissionais para os engenheiros do Sistema, e na GRI daremos a maior celeridade na análise técnica deste acordo, visando iniciar o mais rapidamente possível os trabalhos junto ao Governo Federal”, explicou Resende.
Brasil em Campo
Para o Ministério da Cidadania, o Brasil Em Campo se posiciona como uma plataforma que se comunica com cada um dos diferentes públicos, culturas e climas, promovendo a cidadania, integração e livre acesso ao esporte. De acordo com o modelo de negócios proposto, que terá o Distrito Federal como piloto, o município disponibiliza o terreno, no caso o Governo do Distrito Federal (GDF), a União constrói a infraestrutura, que será fiscalizada pelo Sistema Confea/Crea para que depois de pronto seja alugado para a iniciativa privada por meio de um processo licitatório. A fiscalização do uso do espaço será feita pelo GDF, e após 5 anos será feita a doação das benfeitorias. A primeira materialização do projeto será na Região Administrativa do Riacho Fundo II, no Distrito Federal, em uma área de 22.510 m2. “No ano em que completa 25 anos vamos entregar à cidade, que tem 93 mil habitantes, o modelo completo do Brasil em Campo para incentivar a prática de esporte na região", comemorou o ministro. Ceilândia e o Parque Burle Marx estão entre os próximos locais a sediarem o projeto na Capital Federal.
Ao final da audiência, o presidente Osmar entregou ao ministro o Manual de Acessibilidade, a Cartilha Parlamentar e o Programa Mulher do Sistema Confea/Crea.
Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea