Banco Central oferece linha de crédito para profissionais e microempresas

Coordenador da Ceep, eng. agr. Annibal Margon saúda a iniciativa do Banco Central

 

Brasília, 15 de abril de 2020.


Profissionais e microempresários com atividades junto ao Sistema Confea Crea e Mútua dispõem, desde o último dia 6, de uma linha de financiamento oferecida pelo Banco Central por meio dos Fundos Constitucionais de Financiamento das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte para o enfrentamento do contexto de calamidade gerado pela disseminação da Covid-19.
 
Com taxa de juros de 2,5% ao ano para pagamento em um prazo de 24 meses e sob garantias de livre negociação entre o financiado e os bancos administradores regionais, os recursos destinam-se à preservação das atividades (capital de giro e investimentos), durante o período de calamidade pública (até 31 de dezembro de 2020), instituído em decorrência da pandemia pelo coronavírus (Covid-19). A medida foi anunciada no último dia 6, por meio da resolução nº 4.798 do Banco Central.

                                                                            Confira a Resolução do Banco Central

Segundo o coordenador da Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep), eng. agr. Annibal Margon, a realidade atual “demonstra a necessidade de permitir a continuidade das atividades individuais, bem como a manutenção do emprego e das atividades nas pequenas empresas, excluindo as atividades rurais, que já são contempladas por outras linhas de financiamento”. Considerando que o Banco Central atende a uma demanda decorrente da atual crise, com as devidas garantias, Annibal destaca ainda que o Confea deve estar sempre preocupado em divulgar esse tipo de informação para os profissionais e empresas que atuam junto ao Sistema.
 

Confira os limites de financiamento:

•     capital de giro isolado: até R$100.000,00 (cem mil reais) por beneficiário; 
•    investimentos, inclusive capital de giro associado ao investimento limitado a um terço da operação: até R$200.000,00 (duzentos mil reais) por beneficiário. 

Equipe de Comunicação do Confea