Confea lança minidocumentários sobre trabalho da fiscalização dos Creas

Amazonas, Bahia, Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul são os cinco primeiros estados a estamparem a série de vídeos documentais que compõem a campanha “Fiscalizar é proteger a sociedade”, sobre a execução da atividade-fim do Sistema Confea/Crea em todos os Creas. “O objetivo da campanha é mostrar a qualidade do trabalho de fiscalização em todo o Brasil e sua importância para a garantia da segurança da sociedade”, explica o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger. 

A campanha foi proposta pela Gerência de Comunicação e aprovada por unanimidade no Conselho de Comunicação e Marketing, instância que delibera a respeito de questões editoriais, composta pelo presidente Krüger e por representantes do plenário e dos fóruns consultivos do Confea, entre outros integrantes. Ao aprovar o planejamento da campanha, em maio último, Krüger orientou que os vídeos documentais destacassem o trabalho do corpo funcional dos Creas.

Confira os cinco primeiros vídeos da campanha “Fiscalizar é proteger a sociedade”:

Amazonas
Equipe qualificada assegura fiscalização de atividades de Engenharia e Agronomia no Amazonas. A expansão das inspetorias para o interior é para que o “Crea esteja presente em todo o Estado” e perto dos profissionais, como afirma o presidente do Crea-AM, eng. civ. Afonso Lins. 
 

 

Bahia
Em 2018, o Crea-BA realizou 37 mil atos fiscalizatórios, durante a aplicação de onze forças-tarefa. Tablets com informações integradas de ARTs e aplicativo que facilita a denúncia por parte da sociedade estão entre as tecnologias empregadas pelo regional baiano. “Queremos montar uma central de inteligência da fiscalização, onde esses dados, com apoio do geoprocessamento, auxiliarão no planejamento da rota que o fiscal deve seguir”, afirma do presidente do Crea-BA, eng. civ. Luis Edmundo Campos.

 
 


Goiás
Tecnologia, banco de dados e convênios com órgãos públicos contribuem para otimizar a fiscalização em Goiás. “Cobramos a presença do profissional nas obras e serviços”, afirma o presidente do Crea-GO, eng. agr. Francisco Almeida.


 


Rio de Janeiro
A equipe de fiscalização do Crea-RJ identificou 400 contratos técnicos firmados para a realização do Rock in Rio. A fiscalização focou nas montagens das estruturas do festival e no projeto elétrico, que envolve aterramento, sonorização e iluminação. Essa foi apenas uma das ações de fiscalização do Crea em grandes empreendimentos, que, segundo o presidente do regional, eng. eletric. e seg. trab. Luiz Antonio Cosenza, são mais orientativas do que punitivas. “Nossa ideia é priorizar a fiscalização no leigo, aquele que, além de não garantir a segurança dos empreendimentos, ainda tira trabalho dos nossos profissionais”, explica.


 


Rio Grande do Sul
A população do Rio Grande do Sul valoriza o Crea, procurando-o para resolver problemas. “Nossa preocupação não é só fiscalizar, mas levar à comunidade nosso conhecimento técnico para colaborar com o município e o Estado”, comenta a presidente do Regional, eng. civ. Alice Scholl.

 

Beatriz Craveiro e Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea