Palmas sedia o IX Congresso Brasileiro de Defensivos Naturais (Cobradan)

Brasília, 29 de maio de 2019.

Representantes da AEA-TO e o coordenador da CCEAGRO, Kleber Santos

 

De 29 a 31 de maio, está sendo realizado no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas (TO), o IX Congresso Brasileiro de Defensivos Naturais (Cobradan) com patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Tocantins (Crea-TO). O evento, realizado pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Tocantins (AEA-TO), tem como objetivo a discussão sobre novas práticas na agricultura e o uso de defensivos naturais.  

O coordenador nacional da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO), eng. agr. Kleber Santos, representou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, durante abertura do evento. Na ocasião, Kleber destacou a importância do evento que visa fortalecer as pesquisas, a produção, e o uso dos Defensivos Naturais, que são produtos oriundos de extratos de vegetais, micro-organismos, animais e minerais, com baixo risco à saúde humana e ambiental. “Defensivos naturais merecem destaque, pois são produtos de baixo risco ambiental, baixo risco à saúde, mas carecem de uma regulamentação própria e diferenciada”, defendeu o agrônomo.

Kleber Santos e o presidente do Crea-TO, Marcelo Costa Maia

Ainda na solenidade, o coordenador compartilhou com os presentes a decisão da ministra da  Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, em dar prosseguimento ao acordo de cooperação firmado na gestão passada para, entre outras iniciativas, resgatar o Encontro Nacional de Fiscalização de Agrotóxico e o trabalho de defesa ambiental. “A atual ministra confirmou o acordo de cooperação e até já indicou nomes”, informou Santos.  Pelo documento assinado no final de 2018, cursos e treinamentos sobre defesa agropecuária para profissionais de ciências agrárias também estão previstos no plano de trabalho, que será elaborado conjuntamente.

O evento prossegue até sexta-feira (31), quando haverá eleição para a sede do Cobradan 2020.

 

 

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea