Brasília, 15 de abril de 2019.
Na última sexta-feira (12), o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), eng. civ. Joel Krüger, recebeu o diretor de Planejamento e Informações, Clever Almeida; e o diretor de Mobilidade e Serviços Urbanos, Ricardo Alvarenga, ambos da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (Semob) do Ministério do Desenvolvimento Regional.
Na reunião, que contou com a participação da gerente de Relações Institucionais, Fabyola Resende, os diretores convidaram o Confea a participar de um fórum de especialistas que está sendo criado em âmbito nacional para discutir mobilidade urbana.
O representante do Ministério Clever Almeida explicou que está havendo uma revisão de processos, considerando a necessidade de monitoramento do alto volume de obras e os questionamentos dos órgãos de controle. Diante disso, mencionou a necessidade de uma certificação de projetos, exigências na fase da seleção. O presidente Joel explicou que hoje existe um projeto de certificação profissional e que ela deverá ser feita pelas entidades nacionais cadastradas no Sistema, atendendo diretrizes e procedimentos definidos pelas normas da ABNT. “Para que a certificação seja sucesso é preciso que o contratante exija um profissional com essa capacitação“, esclareceu Krüger.
Na oportunidade, o presidente do Confea apresentou o Manual de Acessibilidade, já que o tema também está contemplado no Programa Avançar Cidades do Ministério. A ideia é que o Confea e o Ministério trabalhem em parceria em alguns temas que contemplam as duas instituições. O presidente informou que essa intermediação será feita pela Gerência de Relações Institucionais, que tem à frente Fabyola Resende. “Estamos à disposição para que diversas parcerias sejam firmadas em prol da mobilidade”, disse a gerente.
Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea