Brasília, 02 de agosto de 2024.
Na tarde desta sexta-feira (02), o Confea lançou o Programa de Governança Digital, inspirado na Lei de Governo Digital (Lei nº 14.129/2021) e na Estratégia Nacional de Governo Digital. O programa tem como metas a digitalização de serviços, a otimização de recursos e a promoção da integração de dados e sistemas. Entre os principais objetivos estão a transformação digital, o aumento da transparência, a simplificação de processos e a segurança da informação. Com o intuito de oferecer serviços públicos digitais eficientes, integrados e centrados no cidadão, o programa busca contribuir para a redução da burocracia e o aumento da competitividade no país.
Segundo o presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese, por meio de um Comitê de Governança Digital, o Confea vai buscar a integração dos serviços do Sistema junto a todos os Creas e a racionalização de orçamento para que os recursos do profissional sejam investidos e realmente gerem bons serviços voltados para a transformação digital, integridade, segurança cibernética e tantas outras frentes de trabalho que ficarão conectadas no programa. “Replicamos práticas bem-sucedidas do Governo Federal para lançar nosso Programa de Governança Digital, com objetivos bem definidos. Este é um passo muito importante para transparência de dados, segurança de dados e estratégia de transformação digital que iremos iniciar aqui no Confea, junto com os Creas, para atingirmos o objetivo principal que é ter bons serviços integrados para todos os profissionais, empresas, instituições de ensino e futuros profissionais do nosso país”, disse o presidente do Confea.
Nesse sentido e, seguindo a experiência do Governo Federal no aprimoramento de serviços e na geração de valor público à sociedade, profissionais e empresas, o Programa de Governança Digital do Confea/Crea e Mútua terá como parâmetros, entre outros, consolidar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e garantir a segurança das plataformas digitais do Confea, dos Crea e da Mútua; adotar tecnologia de processos e serviços em nuvem como parte da estrutura tecnológica dos serviços e setores de forma integrada; otimizar as infraestruturas de tecnologia da informação e comunicação; além de formar equipes de gestão com competências digitais.
Para a implementação desse programa, foram estabelecidos objetivos claros, além de uma estrutura e funcionalidade definidas. Isso inclui a criação do Comitê de Governança Digital e a implementação de processos de trabalho alinhados com o planejamento estratégico. O processo foi pautado pelo estudo de casos nacionais e internacionais e pela análise de melhores práticas, como as desenvolvidas pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). "Com uma estrutura de governança robusta e um plano estratégico alinhado às diretrizes nacionais, o Sistema busca se credenciar para enfrentar os desafios do futuro digital, promovendo um ambiente mais inteligente, confiável, integrado, eficiente, transparente e centrado no cidadão", pontuou Vinicius.
Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea