Diretoria da Mútua toma posse na plenária do dia 24 de agosto

Brasília, 20 de agosto de 2021.

Presidida pelo eng. agr. Francisco Almeida, a nova Diretoria Executiva da Mútua toma posse na terça-feira (24) durante sessão plenária que será realizada no Clube de Engenharia de Brasília (DF).  A eleição ocorreu no mês de maio, durante o Colégio de Presidentes, no dia 19,  quando foram eleitos como diretores o eng. agr. Arício Resende e a eng. agr. Giucélia Figueiredo.  Na semana seguinte, no dia 25, os conselheiros federais elegeram os diretores eng. civ. Carlos Vilhena, o geól. Waldir Duarte e o eng. agr. Francisco Almeida, que foi escolhido como diretor-presidente para gerir a Caixa de Assistência até agosto de 2024.

Diretor-presidente da Mútua, eng. agr. Francisco Almeida

À frente da Diretoria Executiva (Direx) da Mútua, o eng. agr. Francisco Almeida, que já presidiu o Crea Goiás, enumerou os maiores desafios para o triênio que se iniciará. “O Sistema Confea/Crea e Mútua representa uma tríade que congrega, respectivamente,  a normatização, a fiscalização e o braço social e cultural. Para tanto, precisamos chegar em um número maior de profissionais”, defendeu. Segundo Almeida, apenas cerca de 10% dos profissionais inscritos no Sistema aderiram à Mútua. “Precisamos ampliar o trabalho de divulgação sobre os serviços e benefícios ofertados pela Caixa de Assistência, como o Tecnoprev, considerado um dos melhores planos de previdência complementar”, disse o presidente da Mútua. Francisco ainda defendeu a implementação do plano de saúde regionalizado e outros serviços que estão previstos em lei, como o banco de empregos e a capacitação dos profissionais.

Diretor Financeiro, eng. agr. Arício Resende

Para o diretor Financeiro, eng. agr. Arício Resende, a eleição para a Mútua ratifica o trabalho bem-sucedido na presidência do Crea Sergipe e a oportunidade de continuar defendendo os interesses dos profissionais que integram o Sistema Confea/Crea. “Vamos iniciar um novo ciclo e preparar a Mútua, juntamente com os meus pares de Diretoria, para enfrentar os desafios do presente e do futuro e sintonizá-los com o novo perfil dos profissionais das áreas tecnológicas, enquanto protagonistas do desenvolvimento socioeconômico”, anunciou Arício.

Diretor de Benefícios da Mútua, eng. civ. Carlos Vilhena

Por sua vez o ex-conselheiro federal eng. civ. Carlos Vilhena, que será o diretor de Benefícios da Mútua, destacou a importância de compatibilizar as necessidades legais com as necessidades dos profissionais. “Temos recebido muitas demandas dos associados e vamos trabalhar para equilibrar a balança entre o social, o financeiro e o legal, afinal temos de cumprir acórdãos do TCU.  Ainda assim, temos como meta para essa gestão ofertar plano de saúde, melhores condições de financiamentos, inclusive para equipamentos de trabalho e capacitação para os profissionais associados”, anunciou Vilhena. 

Diretora Administrativa, eng. agr. Giucélia Figueiredo

Já a diretora Administrativa, reeleita para o segundo mandato, eng. agr. Giucélia Figueiredo, agradeceu a recondução pelo Colégio de Presidentes e relembrou as adversidades do primeiro mandato com a pandemia da Covid-19, que mudou toda a dinâmica da instituição. “Trabalhamos pela otimização das ações com a informatização das atividades, dando celeridade e transparência aos serviços prestados no tocante às rotinas administrativas, criando ferramentas de gestão para que as atividades-meio gerem sustentabilidade para as atividades-fim da Mútua”, detalhou a diretora. Ela ainda comentou sobre o papel da diretoria que conduz: “A Diretoria Administrativa faz interface com todas as demais diretorias, portanto, o nosso foco sempre será a celeridade, transparência e otimização das atividades pautadas ´pela economicidade. Além disso, precisamos modernizar os normativos tornando os benefícios cada vez mais acessíveis aos profissionais sintonizadas com a modernidade administrativa e de gestão”.

Giucélia ainda destacou os avanços e a consolidação da participação da mulher na engenharia e nos espaços de poder. “Dedico a nossa participação às mulheres engenheiras, às professoras, às trabalhadoras rurais, enfim, a todas as mulheres que lutam diariamente contra todas as formas de discriminação, machismo, violência que ainda imperam na engenharia e na sociedade”. 

Diretor de Tecnologia, geól. Waldir Duarte

Responsável pela Diretoria de Tecnologia, o ex-conselheiro federal Waldir Duarte pretende retomar o projeto da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) Nacional com o Confea, além de, obedecidas as padronizações, desburocratizar a concessão de benefícios aos mutualistas e implementar o BIM nas áreas da Mútua.

“Espero fazer parte da unificação do Sistema Confea/Crea e Mútua, com total sintonia entre as partes, além de  promover a facilitação dos mutualistas através da tecnologia e  contribuir para com o Confea em benefício direto a todos os profissionais do Sistema”, disse o novo diretor de Tecnologia da Mútua. 

Segundo o novo presidente da Mútua, desde junho, vem sendo feito um trabalho de transição entre a gestão vigente e a que tomará posse no próximo dia 24, durante sessão plenária do Confea.  

Sobre a Mútua
A Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas é uma sociedade civil sem fins lucrativos, criada pelo Confea, por meio da resolução nº 252 de 17 de dezembro de 1977, conforme autorização legal contida no artigo 4º da Lei 6.496, de 7 de dezembro de 1977. O principal objetivo da Mútua é oferecer a seus associados planos de benefícios sociais, previdenciários e assistenciais, de acordo com sua disponibilidade financeira, respeitando o seu equilíbrio econômico-financeiro. Tem como missão atuar como entidade assistencial do Sistema Confea/Crea e Mútua, prestando serviços, ações e benefícios diferenciados que propiciem melhor qualidade de vida aos mutualistas.
 
Leia mais: 
Francisco Almeida será o novo presidente da Mútua a partir de agosto
Giucélia e Arício serão os novos diretores da Mútua a partir de agosto

 

 

 

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea