Confea inicia plenária com minuto de silêncio pelas vítimas da covid-19 

Brasília, 16 de junho de 2021.

Marcada por um minuto de silêncio em homenagem às cerca de 492 mil vidas perdidas para a covid-19, a abertura da Sessão Plenária nº 1.569, do Confea,  foi iniciada às 9h10 desta quarta-feira (16/6), sob comando de Joel Krüger, engenheiro civil que preside o Conselho. Compondo a mesa diretiva, o conselheiro federal eng. agr. Annibal Margon conduziu boa parte dos trabalhos.

No total, a pauta da sessão soma 222 processos e os trabalhos começaram com a tradicional participação da Mútua, Caixa de Assistência dos Profissionais dos Conselhos Regionais, braço social do Sistema Confea/Crea, que teve o relatório sobre suas últimas ações e o balanço econômico-financeiro apresentado pelo diretor-presidente, eng. civ. Fernando Dacal. 

Na sequência, aprovação de atas de plenárias anteriores e comunicações dos colégios de Entidades Nacionais (Cden) e de Presidentes (CP), dos coordenadores de câmaras especializadas e dos conselheiros enquanto coordenadores de comissões. Os informes sobre reuniões e encaminhamento de projetos marcaram os trabalhos na parte da manhã. 

Renovação de 1/3 dos plenários regionais e 77ª Soea
Entre as comunicações e informes, Ricardo Ludke, eng. ftal. que coordena a Comissão de Organização, Normas e Procedimentos (Conp), chamou a atenção das entidades de classe para a renovação do terço dos plenários dos Creas. Também respondendo pela coordenação da Comissão Eleitoral Federal (CEF), lembrou da realização do seminário eleitoral, programado para os dias 5 e 6 de julho próximo, que permitirá participação remota. 

Sobre a realização da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), de 15 a 17 de setembro deste ano, o presidente do Confea, Joel Krüger,  informou que a versão Soea Connect  “será inteiramente virtual” e que já tem 1.200 inscritos. Ele disse ainda que o lançamento, também virtual, acontecerá no próximo dia 15 de julho, às 17h, com palestra do ex-ministro da agricultura, Alysson Paulinelli, candidato ao Prêmio Nobel da Paz. 

As resoluções dos conselhos federais de Técnicos Industriais e de Técnicos Agrícolas que permitem que realizem construções de até 300 m², entre outras atividades, continuam sendo tema frequente e gerando propostas de ações judiciais para que atribuições sejam conferidas mediante comprovação de formação profissional. 

Junho Vermelho 
Ao iniciar a apresentação da Mútua, Dacal destacou a campanha “Junho Vermelho”, que incentiva os profissionais do Sistema a doar sangue, e as reuniões com as caixas regionais do Nordeste, já realizada, e com a do Sul e Sudeste, programada.  

Sobre a caixa nacional, o diretor-presidente ressaltou o incremento da receita – cuja maior parte vem da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) – , de 51% para 54% entre os meses de fevereiro a abril deste ano; e um maior aporte de  R$ 35 milhões por meio do pagamento antecipado de anuidade dos cerca de 100 mil associados, facilitado pelo desconto oferecido nos meses de janeiro e fevereiro passados.

Dacal, por sua vez, lamentou o aumento das despesas assistenciais, “em função do momento pandêmico”. Segundo o relatório, 128 famílias de associados receberam o pecúlio de morte. Sobre um plano de saúde próprio, ele disse aguardar realização de plenária extra para tratar exclusivamente do assunto.

Ao falar do Tecnoprev, o dirigente disse estarem em andamento as tratativas de parceria com entidades de classe. Quanto à reestruturação da Mútua, Dacal informou que está sendo estudada com a Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS).

Eleições
No período da tarde, foi homologado o resultado final da eleição para o cargo de diretor financeiro da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-RS (Mútua), tendo sido eleito o eng. civ. e seg. trab. Márcio Marun Gomes, com mandato até 31 de dezembro de 2023. Adiado desde o ano passado devido à pandemia, o pleito foi realizado no último dia 11 de junho. 

Também foram deliberados pedidos de vista e de reconsideração, além de processos da Comissão de Ética e Exercício Profissional (CEEP). 

 

Mais fotos no Facebook do Confea

 

A plenária foi acompanhada de forma remota pelo eng. civ. João Carlos Pimenta, vice-presidente do Confea, e pelo coordenador do Cden, eng. mec. Marco Aurélio Braga. 

Na sede do Federal em Brasília, além dos conselheiros, marcaram presença o eng. civ. Afonso Lins, coordenador do CP; e os coordenadores nacionais das Câmaras Especializadas de Engenharia Industrial, eng. mec. e seg. trab. Lucas Gomes Sevale (Crea-GO), e de Engenharia Elétrica, eng. eletric. Rogério Moreira (Crea-MA).

O pleno volta a se reunir nesta quinta e sexta-feira (17 e 18/6). Acompanhe ao vivo os debates e deliberações no canal do Youtube do Confea.

 

Maria Helena de Carvalho e Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea