Em 2025, o Congresso Nacional de Profissionais será de 9 a 11 de outubro

Brasília, 25 de setembro de 2024.

O 12º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) do Sistema Confea/Crea e Mútua já tem data marcada: 9 a 11 de outubro de 2025. Em Vitória (ES), o fórum organizado pelo Confea e apoiado pelos Creas e pelas entidades nacionais irá discutir e propor políticas, estratégias e programas de atuação, com foco no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais. Confira como foi a última edição do CNP.

Tradicionalmente, o CNP é realizado a cada três anos na sequência da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que no próximo ano será entre 6 e 9 de outubro. Em sua 80ª edição, o maior evento do Sistema Confea/Crea e Mútua irá pautar o tema "Engenharia, agronomia, geociências, sustentabilidade e transformação digital: projetando caminhos para o futuro do Brasil".

Hoje, o Espírito Santo ocupa a quarta posição nacional em sustentabilidade ambiental e avança para se tornar uma referência em inovação até 2030. O estado está se tornando um exemplo de boas práticas que podem ser copiadas por outras unidades federativas. Com o uso de tecnologias verdes, a gestão eficiente de recursos naturais e a promoção de políticas públicas sustentáveis, o Espírito Santo mostra que dá para crescer economicamente sem deixar de lado a preservação do meio ambiente. O impacto desse movimento vai além das fronteiras capixabas: a Soea tem o potencial de inspirar outros estados a seguirem o mesmo caminho, criando um efeito cascata de inovações tecnológicas e práticas ambientais por todo o país. 

Sobre a edição da Soea deste ano que acontece no próximo mês, em Salvador (BA), a Comissão Organizadora Nacional do evento informou, durante a sessão plenária nº 1.686, que já estão confirmadas mais de quatro mil pessoas participantes para quem foram encaminhadas solicitações para o cadastramento da biometria. “Isso vai conferir maior segurança e agilidade ao credenciamento. Quase 1.500 participantes já realizaram a biometria”, disse o conselheiro federal eng. Cândido Carnaúba, informando ainda que o aplicativo do evento também já foi divulgado junto aos inscritos, assim como disponibilizada no site da Soea a programação do evento. “A proposta da 79ª Soea é de Carbono Neutro”, enfatizou, representando ainda a Comissão do Mérito para informar que todos os preparativos para a Láurea ao Mérito já foram contemplados.  
 

Conselheiro federal Cândido Carnaúba
Conselheiro federal Cândido Carnaúba


Já o coordenador do Congresso Técnico-Científico da Engenharia, Agronomia e Geociências (Contecc), eng. Luiz Lucchesi, informou que “houve um recorde de trabalhos, 498 trabalhos submetidos para integrar os posteres do Congresso, dos quais 436 foram aprovados e já foram selecionados 24 trabalhos a serem premiados”. Lucchesi ressaltou ainda a confirmação de palestras e também a realização do II Encontro Nacional de Educação Superior para a Engenharia, Agronomia e Geociências. “Temos feito tratativas para que o ministro da Educação participe, além do senador Flávio Arns e do deputado Nikolas Ferreira, respectivamente, presidentes da Comissão de Educação do Senado e da Câmara”.  Confira os 24 trabalhos selecionados para apresentação oral durante o Contecc.

Cden e incêndios florestais
 

Coordenador do Cden, eng. Hideraldo Gomes
Coordenador do Cden, eng. Hideraldo Gomes


As propostas de reformulação do Código de Ética, debatidas nos dois dias anteriores à plenária, foram comentadas pelo coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), eng. Hideraldo Gomes. “Concluímos ontem os trabalhos, que são de extrema relevância para os profissionais, para o Sistema e para toda a Sociedade. Vamos levar para a Comissão de Ética e Exercício Profissional e posteriormente para este plenário”, disse, agradecendo as presenças dos conselheiros federais Nielsen Christianni, Álvaro Bridi, Lucas Carneiro e Domingos Sahib Neto. 
 

Presidente Vinicius Marchese conduziu os trabalhos da plenária
Presidente Vinicius Marchese conduziu os trabalhos da plenária


Em posicionamento, o conselheiro Nielsen se manifestou sobre os incêndios florestais que vêm tomando o país. “Eles têm afetado diversos ecossistemas com um incremento de mais de 100% em relação ao ano passado. Estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Amazonas, Acre, Goiás e São Paulo têm enfrentado altos índices de queimadas, com aproximadamente 10 milhões de pessoas afetadas diretamente, impactando a biodiversidade, o clima, a qualidade do ar. Esses eventos não apenas devastam florestas, mas também afetam comunidades locais que dependem desses ecossistemas para a sua sobrevivência”, disse.

Conselheiro federal eng. ftal. Nielsen Christianni
Conselheiro federal eng. ftal. Nielsen Christianni



Ao destacar o papel das brigadas de incêndio e dos Corpos de Bombeiros, considerou ser “fundamental reconhecer esses heróis que dedicam seus tempos e esforços para proteger nossas florestas e comunidades, colocando em risco suas próprias vidas e até com o triste saldo de óbitos que temos identificado nos noticiários”. Solidarizando-se aos familiares das vítimas, Nielsen considerou a necessidade da colaboração entre a sociedade civil sobre a prática de queimadas. “Esse plenário e o Cden têm um papel importante na promoção de campanhas educativas que informem sobre os riscos e as consequências das queimadas, além de alternativas sustentáveis para a agricultura e a preservação ambiental. As florestas desempenham, além do aspecto ambiental, um papel social e econômico vital”, disse, conclamando todos a contribuírem com a prevenção e a mitigação dos danos.


Mútua
Ao apresentar os números da Mútua, Caixa de Assistência dos Profissionais, o recém-empossado diretor-Presidente da entidade, eng. Joel Krüger, destacou que entre os 184 mil associados, a inadimplência do pagamento de anuidade tem crescido bastante, chegando a 44%, este ano. “A gente achou um pouco estranho esse percentual alto e já fizemos uma campanha para recuperar esses valores, para que o associado se regularize. E nós também vamos aplicar uma resolução da Mútua, no sentido de que a partir do segundo ano de inadimplência esse associado seja excluído”, afirmou, considerando que já no próximo informe o número de associados deva diminuir.
 

Diretor-presidente da Mútua, eng. Joel Krüger
Diretor-presidente da Mútua, eng. Joel Krüger


Entre as principais atividades desenvolvidas nos primeiros 30 dias à frente da Mútua, Joel apontou melhorias no atendimento ao associado, com a reestruturação do atendimento com plataforma “omni direcional” (WhatsApp, vídeo, conferência, telefone etc.) e ainda os lançamentos do novo site e do novo aplicativo, durante a 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (de 7 a 10 de outubro, em Salvador). Apresentando uma campanha publicitária para o evento e a citando a necessidade de uma reformulação orçamentária, informou que foram iniciados os estudos para a sede própria e o novo organograma, junto com o Plano de Cargos e Salários, já que o atual é de 2012. “E também o processo de contratação da modernização do CIAP, um sistema antigo, que gera muita reclamação das nossas caixas”, afirmou.

Sessão plenária nº 1.686, realizada nesta quarta-feira (25/9)


Entidade nacional
A Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) é a mais nova registrada do Colégio de Entidades Nacionais (Cden) do Sistema Confea/Crea, conforme deliberado pelo plenário no período da tarde. Fundada em 1945, a sociedade tem como missão “fomentar o conhecimento, a divulgação e o desenvolvimento das geociências, da geologia aplicada e da pesquisa e tecnologia correlata e a gestão racional e sustentável de recursos minerais, energéticos não renováveis e hídricos, levando em consideração os princípios geoéticos e geoconservacionistas”. 
 

Henrique Nunes e Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Ricardo Chaves/Confea