10º Encontro de Líderes chega ao último ciclo de reuniões 

reunião coordenadorias de câmaras

Brasília, 11 de fevereiro de 2021.

Nesta quinta-feira (11/2) teve início mais uma rodada de reuniões das coordenadorias de câmaras especializadas do Sistema Confea/Crea. Desta vez, com representantes da Agronomia, Geologia e Engenharia de Minas e das Engenharias Elétrica, Química e de Agrimensura. Titulares e adjuntos foram eleitos para o mandato 2021. Com isso, os fóruns consultivos estão completos e prontos para dar andamento ao plano de trabalho anual. 

Conheça as lideranças das coordenadorias nacionais de 2021 (para ver as fotos das reuniões, clique no nome das coordenadorias):

Engenharia de Agrimensura (CCEEAGRI)
Coordenador: eng. agrim. Lucas Barbosa Cavalcante (Crea-AL)
Coordenador adjunto: geóg. Danilo Giampietro Serrano (Crea-PR)

Agronomia (CCEAGRO) 
Coordenador: eng. agr. Rafael Odebrecht Massaro (Crea-TO)
Coordenador adjunto: eng. agr. Denize Cristina Leite Frandoloso (Crea-RS)

Engenharia Elétrica (CCEEE)
Coordenador: eng. eletric. Rogerio Moreira Lima Silva (Crea-MA)
Coordenador adjunto: eng. eletric. Petersonn Caparrosa (Crea-GO)

Engenharia Química (CCEEQ)
Coordenador: eng. quim. Marino José Greco (Crea-RS)
Coordenador adjunto: eng. quim. Ricardo de Gouveia (Crea-SP)

Geologia e Engenharia de Minas (CCEGEM)
Coordenador: eng. de minas Augusto Cesar Gusmão Lima (Crea-GO)
Coordenador adjunto: geól. Carlos José Craveiro Maia (Crea-CE)

Coordenadores eleitos neste 11 de fevereiro (sequência de fotos no sentido horário, conforme lista acima)


Durante o primeiro ciclo de encontros, nos dias 9 e 10, foram eleitas as seguintes lideranças:

Comissões de Ética dos Creas (CNCE)
Coordenador: eng. civ. Carmem Eleonora Amorim Soares (Crea-PB)
Coordenador adjunto: eng. civ. Paulo Oliveira (Crea-SC)

Engenharia Florestal (CCEEF)
Coordenador: eng. ftal. Antônio José Figueiredo Moreira (Crea-PA)
Coordenador adjunto: eng. ftal. Alberico Martins Mendonça (Crea-RJ)

Engenharia Civil (CCEEC)
Coordenador: eng. civ. João Oliveira Colares (Crea-RS)
Coordenador adjunto: eng. civ. Paulo Alexandrino (Crea-PI)

Segurança do Trabalho (CCEEST)
Coordenador: eng. seg. trab. Andrei Monteiro Medeiros Costa (Crea-PI)
Coordenador adjunto: eng. civ. minas e seg. trab. José Francisco Alves de Miranda Ramalho Filho (Crea-BA)

Engenharia Industrial (CCEEI)
Coordenador: eng. mec. e seg. trab. Lucas Gomes Sevale (Crea-GO)
Coordenador adjunto: eng. mec. Eder Ramos (Crea-BA)


Já nos dias 3 e 4 de fevereiro os colégios de Presidentes e de Entidades Nacionais escolheram seus representantes:

Colégio de Presidentes (CP)
Coordenador: eng. civ. Afonso Lins (Crea-AM)
Coordenador adjunto: eng. agr. Raimundo Ulisses (Crea-PI)

Colégio de Entidades Nacionais (Cden)
Coordenador:  eng. mec. Marco Aurélio Candia Braga (Fenemi)
Coordenador adjunto: eng. eletric. e seg. trab. Milton Alves Ribeiro (Anest-CO)

 

Neste ano, o 10º Encontro de Líderes é realizado de forma semipresencial e com adoção de medidas de segurança contra o novo coronavírus


Integração 
Com o intuito de fortalecer a atuação conjunta, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, esteve em cada uma das cinco câmaras nesta quinta-feira (11/2) para apresentar as atividades desenvolvidas nos últimos 60 dias

Destaque para inovações, como o formulário de consulta institucional, “um importante instrumento digital para registrar a opinião das coordenadorias sobre assuntos, oportunidades e riscos afetos a modalidade, que servirão para nortear as ações do Confea”, como conceituou o presidente. “São as coordenadorias que têm o conhecimento técnico para subsidiar os posicionamentos do Conselho Federal”, frisou. 

Outra novidade é o acompanhamento em tempo real das propostas das coordenadorias. “Com um sistema digital transparente, o coordenador poderá ter ciência do trâmite das proposituras dentro do Confea”, adiantou Krüger, que teve a fala complementada pela gerente de Relacionamentos Institucionais. “Vamos estreitar o diálogo com as câmaras, implementando o mesmo modelo de organização adotado no Colégio de Presidentes e Colégio de Entidades Nacionais, com acompanhamento de propostas, quadro de demandas e instrução das propostas, sempre com interface com a Ceep e com o plenário do Confea. Além disso, vamos usar a tecnologia a nosso favor. A partir da segunda reunião, os conteúdos dos fóruns serão informatizados e divulgados para os membros das coordenadorias por meio de QR Codes”, explicou a eng. eletric. e seg. trab. Fabyola Resende.

Ao longo da apresentação, o presidente Krüger compartilhou ainda informações sobre acordos de cooperação técnica firmados com o governo federal, Mercado Livre e ABNT, e falou do andamento dos convênios internacionais de reciprocidade. Também incentivou a participação de todos nos posicionamentos contra situações e normativos que afetam o dia a dia dos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências. 

Igual proposta de integração partiu do coordenador da Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep), que também se reuniu com as cinco coordenadorias, nesta quinta-feira. “Estamos à disposição para aumentar o vínculo, manter contatos periódicos e acompanhar os temas das coordenadorias”, garantiu o eng. minas Renan Azevedo, que neste ano está à frente da comissão permanente do Confea, cuja missão é propor diretrizes específicas para a atuação das coordenadorias de câmaras, bem como apreciar e deliberar sobre propostas provenientes desses fóruns. 

“Abriremos espaço para participação dos titulares dos fóruns nas reuniões on-line da Ceep para que as deliberações sejam cada vez mais esclarecedoras e sólidas”, acrescentou, ao detalhar o regimento interno, as atribuições e como os trabalhos precisam ser conduzidos pelas coordenadorias ao longo do ano. 

 

Pauta prioritária 2021
Entre as prioridades definidas pelo Confea para as coordenadorias de câmaras especializadas está a listagem de procedimentos adotados pelos Creas durante a pandemia do novo coronavírus. A missão abrange ainda levantamento de hospitais públicos e privados que demandam serviços de Engenharia, Agronomia e Geociências. A iniciativa visa proteger a vida das pessoas e cumpre a Decisão PL-0045/2020, que determinou aos Creas fiscalizar 100% dos hospitais do país até 31 de dezembro próximo, com foco nas modalidades profissionais que atuam em obras e serviços desses empreendimentos clínicos. 

Outra orientação é para que as coordenadorias apresentem, até a segunda reunião do ano, propostas acerca dos seguintes temas: educação a distância, análise curricular sob a ótica das novas diretrizes da Engenharia e levantamento de títulos profissionais do Sistema Confea/Crea. 

O plano de ação estabelece que a Coordenadoria Nacional de Comissões de Ética (CNCE) terá a competência de apresentar, em toda reunião ordinária, relatório atualizado sobre processos de infração ao código de ética e ao art. 75 da Lei nº 5.194/1966 (Resolução nº 1.090/2017). A proposta é acompanhar de perto o andamento dos procedimentos nos últimos três anos em todos os Creas. Outra atividade prevista é a revisão da Resolução nº 1.004/2003 e da Decisão Normativa nº 94/2012, com foco na redução expressiva de prazos de tramitação e análise dos processos disciplinares.

 

A #TVConfea​ acompanhou as primeiras cinco reuniões das coordenadorias de câmaras especializadas, nos dias 9 e 10. Confira a cobertura:

 


Fernanda Pimentel, Julianna Curado e Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea 
Fotos: Marck Castro, Plínio Xavier, Reisy Ruzzi, Tauan Alencar, Thiago Alves e Vanderlei Pereira/Confea