Crea-MT e coordenadores da CCEGEM fazem visita técnica no Geoparque Chapada dos Guimarães

Cuiabá, 13 de setembro de 2023

A presidente em exercício do Conselho Regional de Engenharia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. agr. Lys Sueli Barco e coordenadores de Câmaras Especializadas em Geologia e Engenharia de Minas, de Creas de vários Estados do país realizaram visita técnica ao Geoparque de Chapada dos Guimarães, 07 de setembro. O encontro foi programado pela Câmara de Geologia do Crea-MT, após a 3° da Reunião Ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Geologia e Engenharia de Minas (CCEGEM) realizada no mês de setembro.

“O encontro veio para agregar conhecimentos mostrando a importância do Geoparque de Chapada dos Guimarães, tanto no contexto das diversidades do estado de Mato Grosso, quanto no seu reconhecimento internacional. Foi destacado ao longo do perfil de apresentação do Geoparque o contexto geológico das unidades que a compõe, geração e idades das mesmas, diversidade do ambiente de formação e possíveis fosseis existentes”, explicou o conselheiro federal por Mato Grosso, geól. Mário Cavalcanti. Ainda segundo Mário, a visita também deu ênfase à formação do relevo da região, principalmente no aspecto paleogeográfica e ao relevo atual da região. “Oportunamente conhecemos o espaço criado pela prefeitura da Chapada dos Guimarães voltada à divulgação do Geoparque com painéis”, detalhou o conselheiro federal.

“A visita realizada pelos conselheiros de Mato Grosso e de fora do estado especificamente da CCEGEM teve como propósito discutir a importância das ações de geoparques para ampliar o entendimento da sociedade sobre os recursos minerais do planeta. E essas áreas geográficas visitadas são únicas e unificadas, onde as paisagens de significado internacional são gerenciadas com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável”, explanou Lys.

De acordo com o geólogo Caiubi Kuhn, coordenador científico do Geoparque Chapada dos Guimarães, “os geoparques são uma estratégia de ordenamento territorial que pode facilitar o entendimento das pessoas sobre o planeta, a história das rochas, a tectônica de placas, os aquíferos entre muitos outros temas”.

A visita técnica percorreu geossítios como a Salgadeira, Véu de Noiva, Mirante e a comunidade Rio da Casca, além do centro de interpretação, que fica situado na sede do município.

Segundo a vice-diretora administrativa do Crea-MT, geól. Daiane da Silva Brum, “a visita foi muito proveitosa pelos coordenadores presentes pois possibilitou uma discussão pertinente sobre o processo de formação do geoparque e também permitiu uma troca de informações com relação a avaliação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Uneso), visando o reconhecimento do território como um Geoparque Global”.

Cristina Cavaleiro
Equipe de comunicação do Crea-MT