Universidade Santa Cecília (Unisanta)

Fundação: 1969 
Localização: Santos (SP)
Indicação: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP)

A história do Complexo Educacional Santa Cecília começa em 1932 com a fundação do Colégio Santa Cecília. Sob a liderança visionária da família Teixeira a partir de 1961, a pequena escola primária transformou-se gradualmente na maior e mais antiga Faculdade de Engenharia da instituição de ensino da Baixada Santista (SP).

Com vocação para oferecer soluções reais para a sociedade, em 1971, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) fundou sua primeira Faculdade de Engenharia de Operação, com modalidades em Química, Mecânica e Elétrica (Eletrônica e Eletrotécnica). A proposta era atender às demandas do setor industrial por profissionais preparados para contribuir para o ciclo de desenvolvimento pelo qual o Brasil passava.

Para isso, a instituição propôs capacitar alunos trabalhadores que não podiam estudar durante o dia, proporcionando-lhes um sólido suporte científico, técnico e social para impulsionar a industrialização.
Em 1975, a instituição fundou seu primeiro curso de pós-graduação lato sensu na área de Engenharia de Segurança do Trabalho, para atender à demanda por melhores condições de prevenção de acidentes. Foi uma iniciativa de grande valor para a sociedade, reconhecida com Medalha do Mérito pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP) na celebração dos 35 anos da pós-graduação. Prestes a completar Jubileu de Ouro, o curso segue desenvolvendo de forma permanente a mentalidade prevencionista em projetos e monografias, com foco na valorização do trabalhador e do meio ambiente do trabalho.

A Faculdade de Engenharia Civil, por sua vez, foi criada em 1976, para atender ao Porto de Santos, o maior da América do Sul, e ao crescimento imobiliário da região, conhecida por sua importância econômica e estratégica para o Brasil. Anos mais tarde e com a extinção dos cursos de Engenharia de Operação em âmbito nacional, a instituição participou da Comissão Nacional de Especialistas em Engenharia e, em 1978, converteu esses cursos em Engenharia Industrial Elétrica e Engenharia Industrial Mecânica.

Reconhecida como universidade desde 1986, a Unisanta acolhe cerca de 18 mil alunos e oferece 100 cursos de graduação e extensão, dezenas de cursos de pós-graduação lato sensu e também de stricto sensu, sendo cinco programas de mestrados, dois de doutorado e pós-doutorados.

Na vanguarda da educação conectada à indústria 4.0, a Unisanta estruturou um laboratório de inovação tecnológica inspirado no Massachusetts Institute of Technology (MIT). O InovFabLab, acessível a alunos, empresas e comunidade, proporciona um ambiente único para a produção de inovação em diversas áreas do conhecimento. O espaço integra a rede de laboratórios, com equipamentos de ponta que permitem a criação de peças mecânicas de forma automatizada.

Os cursos da Unisanta são estruturados para proporcionar uma abordagem prática desde o primeiro ano, preparando os alunos para se destacarem tanto no mercado de trabalho quanto em pesquisas acadêmicas. No curso de Engenharia Civil, por exemplo, os alunos participam de pesquisas no Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas, com simulações em computador da hidrodinâmica e da qualidade das águas costeiras. São disponibilizados, em tempo real, dados e previsão do nível do mar, de correntes e agitação marítima na Baía e Estuário de Santos. Por meio de um convênio com a Praticagem do Estado de São Paulo, o núcleo contribui para aumentar a segurança dos navios no Porto de Santos.

Na Engenharia de Computação, os graduandos têm a oportunidade de estudar na Universidade de Coimbra, em Portugal, e já obtiveram reconhecimento fora do Brasil, como na construção de chips na França. Nas aulas de Engenharia Mecânica, os estudantes desenvolvem, em parceria com o curso de Fisioterapia, equipamentos de interesse social, o que gera impacto positivo na comunidade.

A Mostra Integrada de Engenharia, em sua 12ª edição, incentiva o aprendizado por meio de projetos multidisciplinares desenvolvidos nas aulas de Introdução à Engenharia Contemporânea, Representação Gráfica e CAD, Física do Movimento e Fluidodinâmica. Analisados por engenheiros formados pela Unisanta, os projetos ganham destaque pela criatividade e superação de desafios.  

A ênfase na responsabilidade social é demonstrada pelos serviços gratuitos oferecidos pelo escritório modelo de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores. Ao desenvolver projetos de estruturas metálicas, de madeira e concreto para instituições beneficentes, como creches, escolas e associações de moradores, os estudantes têm a oportunidade de aplicar a interdisciplinaridade na prática. Além disso, eles estreitam os laços com a comunidade, entregando um trabalho técnico de alta qualidade. Essa experiência não só aprimora habilidades empreendedoras, mas também aumenta significativamente as chances dos futuros profissionais no mercado de trabalho.

Com mais de cinco décadas de tradição no ensino de Engenharia, a Unisanta continua a ser uma instituição de referência, integrando excelência acadêmica com inovação tecnológica e um compromisso profundo com a responsabilidade social. Seu papel na formação de profissionais qualificados e na contribuição para o desenvolvimento industrial e tecnológico do Brasil é verdadeiramente inestimável.