Ouvidoria do Confea mantém atendimento virtual durante pandemia

Seminário de Ouvidores do Sistema em 2019: fortalecimento da participação social e da transparência

Brasília, 20 de abril de 2020.


A exemplo de todo o Confea, a Ouvidoria do órgão mantém suas atividades, de forma remota, enquanto o órgão adota medidas preventivas para evitar o contágio pelo novo coronavírus, durante a pandemia de Covid-19. O atendimento se dá por meio do sistema eletrônico, enquanto os atendimentos telefônicos e presenciais estão temporariamente suspensos.

Segundo a ouvidoria do Confea, por meio do link, o cidadão pode enviar reclamações, denúncias, solicitações de providências, sugestões e elogias relacionados à atuação do Conselho Federal. Em relação às manifestações voltadas aos Creas, o melhor canal é entrar em contato com o próprio Regional, ficando a Ouvidoria do Confea disponível para casos em que estes pedidos não tenham sido respondidos. “Também atuamos como instância de mediação, em casos de não atendimento pelas unidades do Confea e pelas demais ouvidorias do Sistema”, aponta a ouvidora Eunice Francisca da Silva Rabelo.

Ela ressalta que há a intenção de incentivar ainda mais o canal eletrônico da ouvidoria do Confea, cujos trabalhos começaram em 2007. “Há dois anos, os contatos pela linha 0800 têm sido maiores. Mas a prioridade é que a via sistema eletrônico seja maior, porque já fica mais formalizado, com a geração de um protocolo, então, normalmente, já incentivamos que seja feito esse cadastro eletrônico”, diz, informando ainda que o atendimento presencial “é bem raro”.

Eunice Rabelo informa ainda que o Serviço de Informações ao Cidadão – SIC também permanece com atendimento normal neste outro link. Por ele, é possível acessar informações produzidas ou sob a guarda do Confea. Também é viabilizado o registro de reclamações quanto a pedidos já encaminhados. 

LAI
Segundo ela, a implementação da Lei de Acesso à Informação – LAI  (Lei 12.527/2011) representa a maior mudança de paradigmas experimentada pela Ouvidoria.  “A LAI foi o que mais mexeu com a nossa estrutura, tendo esse serviço sendo assumido, nos Creas, pelas ouvidorias”. Eunice descreve que, anualmente, o Sistema promove um seminário com todos os representantes das ouvidorias para discutir suas demandas. “Sempre inovamos”, garante.

Equipe de Comunicação do Confea