Brasília, 23 de julho de 2024.
Entre os dias 22 e 26, times do Confea e dos Creas estão reunidos no parque tecnológico Biotic, em Brasília, para pensar e propor soluções para implantação do registro profissional único. Atualmente, engenheiros que trabalham em estados diferentes do seu registro de origem precisam obter um visto específico para exercer suas atividades.
O Workshop Registro Único visa encontrar caminhos para simplificar e inovar processos. “A meta é resolver o que temos de problemas em relação ao registro profissional e sair daqui com uma solução para entregar para o nosso Sistema”, comentou o gerente de Projetos e Tecnologia do Confea, Eduardo Firmino, ao explicar que essa é a primeira iniciativa do Confea-X, um guarda-chuva para projetos de transformação. “A partir desse ecossistema de inovação, que é o Confea-X, a gente começa a listar algumas soluções para resolver demandas e necessidades dos profissionais”, frisou.
Paralelamente acontece o Confea Open Day, o primeiro hackathon do Sistema, uma jornada de inovação onde profissionais das mais variadas áreas se unem para remodelar o registro profissional. De 22 a 24 de julho, os participantes têm o desafio de integrar, numa só plataforma, o registro dos profissionais de engenharia, agronomia e geociências, permitindo que eles exerçam suas funções em qualquer estado do Brasil desde o seu primeiro registro. A missão é eliminar a necessidade de vistos adicionais e padronizar a emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), tudo em um ambiente unificado que funcione nacionalmente. “O Confea abre as portas para trazer soluções de fora e resolver esse problema interno. A ideia principal é convergir propostas do workshop e do hackathon”, concluiu Firmino.
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Santo Rei/Confea