Lideranças classistas discutem atualização do Código de Ética

Brasília, 30 de agosto de 2024

Entre os dias 23 e 24 de setembro de 2024, os presidentes das entidades nacionais da Engenharia, da Agronomia e das Geociências estarão reunidos extraordinariamente em Brasília para discutir a atualização do Código de Ética. A realização do encontro foi autorizada pelo Plenário do Confea nesta manhã (30/8). Presente à Sessão, o coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), Hideraldo Rodrigues Gomes, presidente da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros, agradeceu a todos os conselheiros federais e ao presidente do Confea, Vinicius Marchese.

Coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), Hideraldo Rodrigues Gomes

Ainda pela manhã, os conselheiros constituíram missão representativa do Sistema Confea/Crea para participar das reuniões do Comitê Executivo em conjunto com a Conferência Global de Engenharia (GECO) que serão realizados no período de 15 a 18 de outubro de 2024, em Kigali – Ruanda e indicaram os representantes do Plenário na Câmara Temática de Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito (CTET) do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para o biênio 2024/2015.

Para a missão internacional, além do presidente Vinícius Marchese, foi designado o conselheiro federal Osmar Barros. Já na Comissão Temática do Contran, representarão o Confea os especialistas Francisco de Assis Peres Soares (engenheiro civil) e Marcelo Jorge Torres (engenheiro mecânico).  

Já no período da tarde, o pleno aprovou a constituição de comitiva do Sistema Confea/Crea para participar da 34ª Sessão da Assembleia Geral Ordinária da Confederação Panamericana de Engenharia Mecânica Elétrica, Industrial e Ramos Afins (Copimera) e para a VIII Cúpula Pan-americana dos Colégios de Engenharia, a serem realizados de 18 a 20 de setembro, em San José, na Costa Rica. Irão participar da missão o presidente do Confea e o conselheiro federal eng. mec. Aysson Rosas Filho. 

Fundada em 1991, a Copimera visa, entre outros objetivos, fortalecer as redes de profissionais e especialistas em questões internacionais relacionadas com a engenharia mecânica, elétrica, industrial, eletrônica, telecomunicações, informática, química do petróleo e setores afins, melhorando a atualização e partilha de conhecimentos e experiências; e promover o empreendedorismo entre os engenheiros pan-americanos para a geração de negócios internacionais em áreas como consultoria, comércio, indústria e melhorar a qualidade de vida.

Composição de plenários dos Creas
Foi deliberada ainda a realização do 3º Encontro Nacional das Comissões de Renovação do Terço dos Creas (Enart) nos dias 11 e 12 de novembro, Brasília (DF). Os assuntos centrais da agenda serão o registro e a revisão de registro de entidades de classe e instituições de ensino superior, além da composição dos Plenários dos Creas. A proposta é integrar as comissões de renovação do terço dos Creas, a fim de proporcionar a troca de experiências, aprimorando o conhecimento e alinhamento de ações corretivas, com o intuito de garantir a aplicação dos normativos do Sistema Confea/Crea relacionados ao tema central. 
 

Beatriz Craveiro e Julianna Curado 
Equipe de Comunicação do Confea