Zanette e Cavalcanti são eleitos para a Câmara Especializada de Geologia e Minas

Brasília (DF), 09.03.2005


“A eleição foi tranqüila. Fui eleito por unanimidade. Acho que é um desafio que nos foi repassado para os próximos anos”, comentou o geólogo do Crea-RS  Ivan Luis Zanette, escolhido por seus pares o novo coordenador da Câmara Especializada de Geologia e Minas, após assumir a condução dos trabalhos, no final da manhã.

Entre os principais pontos frente à coordenação, o geólogo apontou basicamente a questão da discussão da reformulação da Resolução 218. “Esse será o princípio básico. Nessa resolução estarão traçadas as diretrizes para os futuros profissionais”, acentuou. Outras ações, citou Ivan Luis, são o estabelecimento de uma maior integração com a questão do Mercosul e o trabalho na questão da Gemologia e o os certificados técnicos em gemas, atribuições de geólogos e engenheiros de minas. Juntamente com Ivan, o colega Mário Cavalcanti Albuquerque, do Crea-MT, foi escolhido coordenador-adjunto da Câmara.

Para o Engenheiro de Minas Dennys Ayres de Oliveira, que estava na coordenação da Câmara, bons resultados foram obtidos em 2004. Numa avaliação em relação aos trabalhos na Câmara, Dennys destacou um avanço muito grande no setor mineral e na parte de fiscalização. “Aponto como pontos principais na área de Geologia e Minas, o retorno da Decisão Normativa 59 que trata da perfuração de poços profundos, a revisão do manual nacional de fiscalização de Geologia e Minas e a integração das duas especialidades – Geologia (por meio da Febragel) e Engenharia de Minas (por meio da Faemi). São entidades nacionais que atuaram bastante em 2004 em comum acordo, inclusive com espaço dentro da Câmara”. O ex-coordenador lembrou ainda o debate da Resolução 218. “Embora exista muito a ser feito, preparamos um documento da Geologia e Minas que pode ser discutido e que serviu de base para os avanços que tivemos”, concluiu.

Por Adriana Baumgratz
Da equipe da ACOM