Vítima da covid-19, o agrônomo Milton Locatelli faleceu nesta madrugada

Brasília, 16 de março de 2021.

Milton Locatelli, engenheiro agrônomo

Depois de cerca de um mês internado no hospital, em Palmas (TO), o engenheiro agrônomo Milton Locatelli, 59 anos, faleceu na madrugada desta terça-feira (16/03), quando teve uma parada cardíaca decorrente de complicações da covid-19. 

Natural de Ipumirim (SC) e formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 1988, Locatelli se transferiu para Cascavel, no Paraná, na década de 1990, atuando na comercialização e pesquisa de sementes de milho geneticamente modificadas. Sócio da empresa Avanti Seeds, estava em Palmas a trabalho, onde já chegou infectado.

Divorciado, Locatelli terá seu corpo cremado em Goiânia, ainda hoje, e suas cinzas levadas pelas filhas, Ângela e Juliana, para o Paraná.

Em seu instagram, presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, lamentou a morte do “grande amigo”.

“Hoje mais uma grande liderança da Agronomia foi vitimada pela Covid-19. Meu amigo Milton Locatelli, que foi presidente da Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel (Areac), e inspetor do Crea-PR e sempre atuou em prol de nossas profissões. Que Deus em sua misericórdia nos abençoe e dê forças a todos os familiares e amigos neste momento de imensa dor”.

Já para o conselheiro federal, eng. agr. Daniel Galafassi e para Cesar Veronese, atual presidente da Areac,  a palavra “vazio” traduz o sentimento provocado pelo falecimento de Locatelli. Para ambos, “um grande amigo, companheiro fiel, profissional responsável e comprometido com seu trabalho”.

Um exemplo desse comprometimento pode ser constatado quando Locatelli falava do Programa Campo Fácil, iniciado em 1998 numa parceria entre a Areac, a prefeitura de Cascavel e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) para prestar serviços agronômicos para a elaboração de projetos e orientação técnica da população rural de baixa renda: “entre 1998 e 2011, o Programa deu assistência a 5.064 produtores , teve 5.657 projetos de custeio, uma área financiada de 44.524 hectares e R$ 26 milhões de valor de custeio financiado”. 

Outras referências e reverências foram feitas por amigos e companheiros de trabalho, como quando da sua atuação como inspetor em 2013 e depois como a de conselheiro suplente do Crea-PR, de 2014 a 2016.

Em nome do Confea, Joel Krüger se junta ao pesar manifestado em notas publicadas em sites de entidades de classe e na imprensa online do Paraná.

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea