
Fundação: 1964
Localização: Rio Branco (AC) - sede, com campi em Brasileia (AC) e Cruzeiro do Sul (AC)
Indicação: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Acre (Crea-AC)
Os primeiros anos da década de 1960 foram agitados para a capital acriana. Os movimentos estudantil e comunitário reivindicavam a criação de uma universidade em Rio Branco, bradavam sobre a necessidade de uma instituição de ensino superior destinada a qualificar a mão de obra local e atender a demanda de profissionais dispostos a contribuir com o estado que nascia. Em 1964, por meio do Decreto Estadual nº 187, foi fundada a Universidade Federal do Acre, a Ufac, uma instituição pública e gratuita cujo objetivo é produzir e difundir o conhecimento. Na época em que foi criada, contava com 857 estudantes matriculados. Atualmente, circulam pelos três campi da universidade 9 mil alunos, além dos 830 docentes.
Fundada sob o tripé “ensino, pesquisa e extensão”, a Ufac objetiva produzir, sistematizar e difundir conhecimentos para formar cidadãos críticos e atuantes no desenvolvimento da sociedade. Em 1971, foi credenciada junto ao Ministério da Educação. Sua federalização foi se dar em 1974, por meio da Lei nº 6.025 e pelo Decreto nº 74.706. O curso de Engenharia Agronômica foi criado em 1982. Atualmente, está distribuída em três campi: Ufac Rio Branco (campus sede), situado na capital do estado; Ufac Cruzeiro do Sul (campus Floresta); e Ufac Brasileia (campus Fronteira do Alto Acre).
Em 25 de março de 2024, a Ufac completou 60 anos de existência e de atuação no contexto amazônico, contribuindo efetivamente com a formação de profissionais do Sistema Confea/Crea na área de Engenharia, Agronomia e Geociências, que trabalham nos diversos setores da economia contribuindo para o desenvolvimento do estado do Acre, da região Norte e do país. A universidade oferta 51 cursos de graduação, 14 cursos de especialização, 3 residências em saúde, 19 mestrados, 5 doutorados, 1 mestrado interinstitucional e 4 doutorados interinstitucionais. Dos cursos voltados à formação de profissionais regulamentados pelo Sistema Confea/Crea, a Ufac possui: Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal e Bacharelado em Geografia. Entre a década de 1990 até o ano de 2023, a Ufac formou um total de 2.342 profissionais das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências.
A Ufac adquiriu registro ativo no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Acre (Crea-AC) a partir de 1980, o que significa que o corpo docente passou a ter representação legítima, com voz e voto, no plenário da instituição. Atualmente, 57% dos conselheiros do Crea-AC são egressos da Ufac com dois representantes diretos docentes da Ufac nas áreas de Engenharia e de Agronomia, que participam efetivamente das câmaras e comissões do Conselho. Pela história e legado ao longo destes 60 anos, a Universidade Federal do Acre, a única instituição de ensino superior pública do estado do Acre, localizada na região amazônica brasileira, apresenta relevantes serviços prestados que respaldam a presente homenagem.