Temer sanciona lei que reconhece patrono da Engenharia Civil

Brasília, 18 de novembro de 2016.


O presidente da República, Michel Temer, sancionou, na tarde dessa quinta-feira (17), a lei em torno do  Projeto de Lei 348/2013, do senador José Agripino (DEM/RN), que estabelece o dia 25 de outubro como o Dia do Patrono da Construção Civil e dos Profissionais da Engenharia Civil, reconhecendo o santo Frei Antônio de Sant´Ana Galvão. A informação foi apresentada pelo presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), durante a sessão plenária 1.435.

“Na cidade de São Paulo, 1,5 pessoa por dia sofre acidentes na construção civil”, comentou. A data remete a 25 de outubro de 1998, data em que o considerado “Primeiro Engenheiro Brasileiro” foi beatificado pelo Papa João Paulo II. A sanção foi publicada nesta sexta, no Diário Oficial da União.

Há um ano, o presidente José Tadeu da Silva afirmava, durante audiência pública na Câmara Municipal de Guaratinguetá, cidade natal de Frei Galvão, sua “conduta exemplar e ética” como aspectos relevantes para que a comunidade tecnológica o consagrasse como seu patrono. “É nosso padroeiro, para os católicos. Ele é o espelho do que deve ser o profissional da Engenharia e da Agronomia”, ressaltou. “Nosso exercício profissional está relacionado à transformação dos bens naturais, garantindo o desenvolvimento e a sustentabilidade e ainda o bem ao nosso semelhante. Dessa forma, cumprimentamos a Câmara Municipal de Guaratinguetá, terra de Frei Galvão”, acrescentou.

Na ocasião, o presidente José Tadeu comentou ainda que, quando presidia o Crea-SP, o plenário do Regional aprovou, por unanimidade, Santo Antônio de Sant’Ana Galvão como o patrono “de todos aqueles que estão envolvidos na cadeia produtiva da Engenharia, do mais simples servente ao mais qualificado engenheiro, executor de obras”.  

Equipe de Comunicação do Confea

Conheça um pouco mais a trajetória de luz de Santo Antônio de Sant'Ana Galvão

Confira vídeo alusivo a Frei Galvão