Tecnologia BIM começa a ganhar destaque na engenharia alagoana

Brasília, 25 de fevereiro de 2016

Comissão de engenheiros criada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) está encarregada de organizar cursos sobre uma tecnologia projetista em alta no mercado da construção civil: a plataforma BIM (Building Information Modeling). O software já é utilizado em alguns países como Inglaterra e EUA.

Buscando avanços para Alagoas, o presidente do Crea-AL, engenheiro civil Fernando Dacal, já assinou o convênio para incentivar a utilização da plataforma BIM no mercado alagoano. “Criamos uma comissão formada pelos engenheiros Evandro Vasconcelos, Genildo Ferreira e Marco Antônio Rodrigues. Assim, o Crea, juntamente com o Grupo Alexander Justi, passará a ser referência em capacitações de cursos sobre tecnologia BIM, oferecendo descontos aos profissionais que foram habilitados no exercício da profissão”, disse Dacal.

Ao assinar o convênio com o presidente Dacal, o engenheiro civil Evandro Vasconcelos afirmou que é preciso deixar claro para todos que o ganho na produtividade com a utilização da tecnologia BIM é grande. “Há um ganho de tempo, pois com o BIM consegue-se reduzir quase 70% do tempo de trabalho, eliminando interferências, desperdício e retrabalho antes de iniciar a construção e entregando a obra com mais agilidade”, explica.

“O BIM passará a ser exigido quando os construtores tiverem a consciência do que a ferramenta pode nos trazer. E esse convênio de cooperação técnica assinado com o Crea, que topou e assumiu o desafio de fazer com que a ferramenta seja difundida no nosso estado, vai fazer com que a nossa categoria dê um passo grande para a utilização da ferramenta”, concluiu.

A construtora Telesil, registrada no Crea-AL, é um exemplo de empresa que investe em treinamento do BIM. “O engenheiro Evandro diz que lá tem arquitetos e engenheiros que já conhecem o programa e a tendência é que todo o corpo técnico conheça a ferramenta, inclusive os gerentes de obras que vão ser treinados para saber fazer a leitura e interpretação dos projetos”, informa o presidente.

O PREVENTIVO
A intenção do Crea, além de oferecer a estrutura física da sede para aplicação dos cursos, é chamar a atenção de projetistas e construtores para os detalhes e potencialidades da tecnologia BIM. Segundo Evandro, o governo de Santa Catarina já trabalha com a tecnologia e divulga editais criando a obrigatoriedade da apresentação dos projetos de empreendimentos. “Antigamente só se desenhava em prancheta e somente passaram a desenhar em autocad quando as empresas começaram a exigir, então somos nós construtores que precisamos solicitar dos profissionais que os projetos sejam feitos em BIM”, disse o engenheiro.

Antes do começo de qualquer empreendimento, a ferramenta BIM que é um serviço de modelagem, se apresenta como solução.O Bim faz o preventivo. Dá uma ideia de conjunto no projeto. E essa tecnologia que trabalha com o tridimensional tem que ser encarada como investimento e não como despesa. A meta da comissão é criar um manual do BIM para o estado de Alagoas.

Equipe de Comunicação do Crea-AL