Gramado, 11 de agosto de 2023.
A Arena Maragatos foi palco para a apresentação de startups do Sebrae na tarde desta quinta-feira (10/08) durante a 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia. Um dos pitches apresentados foi da Autofarm – Tecnologia Inteligente em Colheita, com 15 anos de experiência na indústria de robótica e automação industrial, cujo sócio proprietário, eng. prod. Leonardo Girotto destacou as dificuldades relacionadas às colheitas de maçãs como, por exemplo, o número elevado de contratações temporárias, o trabalho insalubre e o alto índice de acidentes. “Para sanar esse problema apresentamos o Robô Autônomo de Colheita, projeto de colheitadeira totalmente autônoma com capacidade de colheita 24 horas por dia, 7 dias por semana, substituindo 32 trabalhadores”, afirmou.
A Igapó, representada na ocasião pelo eng. amb. Arthur Ferrari, mestre em engenharia de materiais, com dez anos de experiência em projetos de saneamento e pesquisa com valorização de resíduos, apresentou sobre a importância correta de descarte de resíduos orgânicos. “A igapó nasceu da nossa completa indignação em relação ao que acontece com resíduos orgânicos no país, onde se gera quase 1 bilhão de tonelada e se recicla apenas 1%, gerando-se diversos problemas ambientais como emissão de CO2, contaminação de solos e mananciais e diversos problemas de saúde pública”, afirmou o engenheiro, destacando ainda que para mudar essa realidade é necessário desenvolver tecnologias e produtos de valor agregado a partir dos resíduos orgânicos. “Para isso desenvolvemos três tecnologias: um sistema compacto de tratamento de resíduo orgânico de larga escala: outro de produção de biofertilizante líquido; e a integração desses dois sistemas para a produção de alimentos e sistemas hidropônicos, fechando o ciclo da economia circular na produção de alimentos. É uma tecnologia inovadora que realiza o processo de compostagem em um menor período de tempo, necessitando menos mão de obra, menos espaço físico e baixo consumo de energia”, afirmou.
O pitch Painel de Preços da Construção – Orçamentos Assertivos e com velocidade, foi apresentado pelo Engenheiro Eletricista Igor Daudt. “A Falta de tempo é a principal reclamação da maioria dos profissionais. Para isso, resolvemos automatizar o processo de orçamento das obras. Não somos apenas uma plataforma de orçamento onde sai o relatório, mas fazemos a conexão com o mercado, com a captura de fornecedores, tudo centralizado em uma só plataforma, destacou Igor ressaltando ainda que outro diferencial técnico do painel com a utilização da inteligência artificial. “Quando os produtos são solicitados nosso programa rapidamente lê e interpreta essa demanda e conecta de forma geolocalizada com fornecedores na região da sua obra e a partir daí é só esperar o relatório detalhado”, finalizou.
A 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia se encerra na noite desta sexta-feira (11/8), em Gramado, RS.
Reportagem: Suelen Viana (Crea-RO)
Edição: Beatriz Leal (Confea)
Equipe de Comunicação da 78ª Soea
Fotos: Studio Feijão e Lentilha