Sistema Confea/Crea terá participação no V Fórum Social Mundial 2005

Brasília (DF),15.12.2004


O Sistema Confea/Crea/Entidades Nacionais terá presença no V Fórum Social Mundial, de 26 a 31 de janeiro de 2005, em Porto Alegre (RS). Como acontece todos os anos, desde a primeira edição do evento, o Sistema busca a participação integrada de todas as suas instâncias, entidades e conselhos regionais, proporcionando uma inserção junto à sociedade civil em diversas atividades da área tecnológica e de valorização profissional, destacando os resultados dos trabalhos e parcerias realizadas que visam a promoção social.

O Confea, tendo como parceiro, entre outros, o Crea-RS participará de cinco oficinas. Serão tratados temas ligados à acessibilidade, segurança alimentar, valorização e ética profissional, engenharia, arquitetura e agronomia públicas e campanha Wash. Representantes do Sistema também estarão no Fórum Mundial da Educação e no Seminário Nacional para Implantação da Agenda 21, que antece o Fórum Social Mundial e ocorrerá nos dias 24 e 25 de janeiro de 2005.

Participarão da delegação dois conselheiros federais, dois representantes do Colégio de Presidentes, três representantes do Colégio de Entidades Nacionais e três representantes  das Coordenadores Nacionais de Câmaras Especializadas. A Comissão de Assuntos Nacionais (CAN) será responsável pela coordenação das atividades do Sistema no Fórum.
O Confea também está inscrito para assinar a Carta Mundial pelo Direito à Cidade, o que já ocorre desde  desde 2002 e terá participação em duas oficinas cujos temas serão: “Ética – Alicerce para a valorização profissional” e “Tecnologia e inclusão social” (Engenharia, Arquitetura e Agronomia Públicas). Além disso, está prevista a presença da delegação do Sistema em atividades desenvolvidas juntamente com outras entidades. No tema acessibilidade, o parceiro será o Movimento Gaúcho de Pessoas Portadoras de Deficiências; em Segurança Alimentar, o Conselho Federal de Nutrição e na campanha Wash, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES).

O Sistema aguarda a manifestação de outras organizações e entidades interessadas na formação de novas parcerias relacionadas às oficinas que estará promovendo no evento.


Fonte:Adriana Baumgratz – Da equipe da ACOM