Sistema Confea/Crea e governo federal tratam de segurança do trabalho

Brasília, 21 de julho de 2016.

Representantes do Sistema Confea/Crea estiveram nesta quarta-feira (20) reunidos com o ministro do Trabalho e Previdência Social, Ronaldo Nogueira, para tratar de demandas da engenharia de segurança do trabalho.

Representando o presidente do Confea, eng. civ. José Tadeu da Silva, e sob a orientação do coordenador nacional da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho (CCEEST), eng. seg. trab. Jackson Jarzynski, o superintendente de Integração do Sistema, eng. civ. José Gilberto Campos, e as demais lideranças da área entregaram propostas de interesse do setor. Entre elas, foi sugerida a realização de concurso público específico para auditores fiscais em engenharia de segurança do trabalho. Também foi solicitada a participação de especialistas do Sistema nos Grupos Técnicos Tripartites e nos Comitês Permanentes Nacionais do ministério. Outra propositura foi a atualização do capítulo V da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), relativo a segurança e medicina do trabalho.

De acordo com o superintendente de Integração do Sistema, eng. civ. Gilberto Campos, as propostas visam “garantir a segurança da sociedade, por meio do acompanhamento especializado dos engenheiros de segurança do trabalho".

Em complemento, a coordenadora adjunta da Câmara Especializada de Engenharia Industrial e de Segurança do Trabalho do Crea-DF, eng. mec. e de seg. trab. Doriene Gonçalves, reforçou que a intenção do Sistema é trabalhar em conjunto com o governo federal, de forma a gerar medidas de prevenção. “Temos visto inúmeras situações críticas de acidentes. Com nosso conhecimento, podemos participar de comissões e ajudar nosso país a prevenir esses problemas”, assegurou.

Nesse mesmo sentido, o diretor da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest) e vice-presidente da Associação Brasiliense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Abraest), eng. eletric. e de seg. trab. Antonio Ávila, chamou atenção para a contribuição que os profissionais especializados podem dar ao Brasil. “Com o engenheiro de segurança do trabalho no lugar certo, serão adotadas mais medidas preventivas e menos curativas. Assim, a população não será prejudicada e o governo terá menos gastos”, argumentou Ávila.

Ao recepcionar as demandas, o ministro Ronaldo Nogueira reconheceu a importância da parceria com o Sistema Confea/Crea. “Vocês têm conhecimento e expertise, por isso serão procurados por nós”, sinalizou. Nogueira também solicitou encaminhamento formal das propostas apresentadas para que o ministério possa incluir os especialistas no debate dos grupos e comissões, bem como dar andamento na revisão da CLT.

Participaram ainda da reunião o presidente do Crea-DF, eng. civ. e de seg. trab. Flavio Correia; o assessor parlamentar do Crea José Sávio Neto; o gerente regional do ministério Celso Haddad; e o secretário de Relações do Trabalho, Carlos Cavalcante de Lacerda. 

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea