Sessão solene da Alesc comemora os 60 anos de fundação do Crea-SC

O Crea-SC celebrou seus 60 anos de fundação ontem durante sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis. As seis décadas de trajetória e consolidação do maior conselho profissional de Santa Catarina coincidem com o crescimento exponencial da engenharia, da agronomia e da indústria catarinense, atraindo investimentos externos e internos, elevando o Estado a uma posição de excelência na área tecnológica.

"Profissionais"

A solenidade marcou a gestão do presidente Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann, que assumiu o Crea-SC em 2018 com mandato trienal tendo como objetivo principal valorizar os profissionais e a engenharia catarinense, reafirmando a autoridade e a responsabilidade técnica nos serviços e processos que envolvem a dinâmica da vida em sociedade.

"Presidentes"

A comemoração reuniu cerca de 300 pessoas entre lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua, representantes de órgãos governamentais, entidades de classe e instituições de ensino do estado, além de empresários, profissionais, professores, estudantes e colaboradores. 

"Todos estes marcos de atuação do Crea-SC e dos profissionais e empresas fizeram do estado catarinense referência no setor tecnológico e o Conselho hoje é considerado o melhor Crea do País. Cada funcionário, conselheiro, diretor e ex-presidente, assim como todos os profissionais registrados, devem se orgulhar muito deste grande feito", destacou o presidente Ari Neumann.

"Pretendemos incrementar e avançar nas conquistas realizadas, mantendo os fundamentos atuais e também de tempos anteriores, mas igualmente agregar novas ferramentas e novos valores ao Conselho. Uma das prioridades será a valorização profissional e a harmonia entre as diferentes modalidades profissionais que compõem o Sistema

 

Homenagens

 

Durante o evento, a Alesc, homenageou os ex-presidentes do Conselho, cada qual com sua contribuição e participação nessa história de sucesso e as cinco entidades de classe reconhecidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua como precursoras, cuja atuação dos profissionais foi relevante e decisiva no processo de fundação, implantação e desenvolvimento dos conselhos regionais em seus estados. Também foram homenageados o presidente do Crea-SC, Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann, o presidente do Confea, Eng. Civil Joel Krieger, que foi representado pelo Eng. Civil Paulo Roberto Guimarães, os seis funcionários mais antigos, o profissional com registro mais antigo, além de três profissionais de destaque.

 

Entidades de Classe Precursoras

.    Associação Catarinense de Engenheiros (ACE); 

.    Associação Sul Catarinense de Engenheiros e Arquitetos (ASCEA); 

.    Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Médio Vale do Itajaí (AEAMVI);  

.    Centro de Engenheiros e Arquitetos de Joinville (CEAJ); 

.    Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Itajaí (AREA-IT).  

Profissionais

Agronomia - Engenheiro Agrônomo Glauco Olinger;

.    Engenharia - Engenheiro Civil Colombo Machado Sales;

.    Técnico - Técnico Agrícola Nelsir Grando;

.    Profissional com o registro mais antigo 

.    Eng. Civil Manoel Cecilio Ribeiro Martins.  

Funcionários

.    Adilson Amandio Vieira;

.    Laura Petry de Aguiar;

.    Jurema de Aguiar;

.    Maria Claudete Silva;

.    Cristovão Orlandi;

.     José Roberto Brito.

 

O maior conselho profissional de Santa Catarina

O Crea-SC reúne a maior comunidade profissional do estado entre engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas, tecnólogos, técnicos industriais e agrícolas. São mais de 66 mil profissionais e 15 mil empresas registradas.

O Crea é o órgão de fiscalização, controle,  orientação e aprimoramento do exercício e atividades profissionais da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, em seus níveis médio e superior, no estado de Santa Catarina.

A fiscalização do Crea-SC é considerada exemplo em todo o País e realizada por uma equipe de 55 fiscais. Com grande inserção social e a parceria com diversos órgãos em fiscalizações preventivas e orientativas, o Conselho tem como competência legal a fiscalização do exercício profissional, verificando a habilitação e a responsabilidade técnica dos profissionais.

Com uma estrutura descentralizada - 23 inspetorias, 7 escritórios e 3 postos de atendimento em Santa Catarina, o Conselho tem a colaboração de mais de 250 funcionários e o trabalho honorífico de 94 conselheiros - representantes de  entidades de classe e instituições de ensino do setor tecnológico - que formam o Plenário, além de 30 diretores regionais e 375 inspetores no estado. O programa CREAjr-SC, com o objetivo de formar novas lideranças, é um dos maiores do país reunindo mais de 25 mil acadêmicos cadastrados.