Seminário reúne profissionais para "Pensar as Cidades Baianas"

Brasília (DF), 12 de setembro de 2006

Com a presença de 200 inscritos, ocorreu ontem, 11 de setembro, na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, o seminário “Pensar as Cidades Baianas”. O evento teve como objetivo discutir políticas públicas urbanas de habitação, saneamento ambiental (água, esgotamento sanitário, lixo e manejo de águas pluviais), planejamento urbano, mobilidade e transporte urbano.

A primeira mesa contou com a presença do vice-presidente da Caixa Econômica, Jorge Hereda; da Professora da Faculdade de Arquitetura, Ana Fernandes; da secretária de habitação de Salvador, Ângela Gordilho; do diretor do Ministério das Cidades, Antônio César e da urbanista Gloria Cecília, do Movimento Nacional de Luta pela Moradia. Os assuntos abordados foram política nacional de habitação de interesse social, investimentos do Ministério das Cidades e financiamento habitacional.

Mobilidade urbana foi o tema da segunda mesa. O arquiteto Nazareno Affonso, coordenador do Movimento em Defesa do Transporte Público e expositor do tema, abordou a necessidade de se pensar o transporte de forma integrada com as políticas de habitação, saúde e educação. “É preciso garantir acessibilidade física e econômica da população ao transporte público”, defendeu. Os debatedores foram o engenheiro mecânico Pedro Rocha, da CBTU e a estudante Maiara Alves, diretora da União Nacional dos Estudantes. Rocha destacou aspectos necessários à estruturação de uma política estadual de mobilidade e transporte urbano e Maiara defendeu a gratuidade para os estudantes e setores de baixa renda.

A terceira mesa teve como expositor o Secretario Nacional de Saneamento Ambiental Abelardo Oliveira e como debatedores o Engenheiro Civil Ubiratan Félix – Presidente do SENGE –BA, do Professor Titular Luis Roberto Moraes e Diretor do SINDAE Pedro Romildo. Nesta mesa foi abordado entre outros assuntos: a política nacional de saneamento ambiental, o papel dos municípios, atuação das empresas estaduais de água e esgoto, o controle social e a sustentabilidade econômica de ambiental das políticas estadual de saneamento ambiental.

Após o encerramento da última mesa, os presidentes do Senge-BA, Ubiratan Félix e da ANEAC, Eleonora Mascia, além da coordenadora do Movimento Nacional de Luta Pela Moradia Gloria Cecília, encerraram o evento enfatizando a importância da participação da sociedade baiana na discussão da sustentabilidade ambiental, econômica e social das políticas publicas urbanas no Estado da Bahia.

O evento foi promovido pelo Sindicato dos Engenheiros da Bahia (Senge), pela Associação Nacional de Engenheiros e Arquitetos da Caixa (ANEAC), pelo Movimento Nacional de Luta Pela Moradia e pela Federação de Associação de Bairros de Salvador.

Contribuição de Ubiratan Félix Pereira dos Santos
Presidente do Senge-BA