Sebrae promove seminário sobre extração de borracha natural

Brasília, 19 de janeiro de 2007

A fim de buscar formas de fortalecer o setor econômico agropecuário de Mato Grosso do Sul, produtores rurais e entidades governamentais e não-governamentais irão discutir a heveicultura, prática da extração de borracha natural. O “Seminário de Reflorestamento – Uma alternativa para a diversificação da base econômica da Região Norte” será realizado na próxima segunda-feira, dia 22 de janeiro, das 8h às 17h30, na Câmara Municipal de Coxim.

Organizado pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região Norte do MS (AEAN-MS), em parceria com Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em Mato Grosso do Sul, o seminário tem por objetivo fomentar o plantio de florestas de rápido crescimento em toda região, com vistas à diversificação das propriedades rurais, bem como a geração de emprego e renda.

Segundo o representante do Escritório Regional do Sebrae em Coxim, Joacir Mendes, esta realização acontece em função da importância de preservação do meio ambiente e da atividade de plantio de floresta, tais como: seringa, eucalipto e acácias, mas de forma consorciada com demais setores (apicultura, leite, mandioca, piscicultura, pecuária, entre outros). “A intenção visa à diversificação e a viabilidade da atividade rural para o pequeno produtor rural”, acrescenta.

“Com as constantes perdas econômicas no setor, a diversificação da produção pode ser uma saída, sendo que a extração de borracha natural apresenta-se como uma excelente oportunidade de negócio”, comenta Joacir.

Na programação, estão os seguintes temas: "A Heveicultura como oportunidade de desenvolvimento regional”; “Produção e manejo sustentado de florestas de rápido crescimento”; e “Linhas de crédito para o setor”. Além disso, haverá depoimento de um produtor e visitas a propriedades de eucalipto, acácia e seringueira.

O seminário ainda conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Coxim e apoio da Sanesul, Crea-MS, Agraer e Diretoria de Turismo e Meio Ambiente de Coxim.

Produção de borracha natural
São Paulo é o principal produtor de borracha natural do Brasil, com 54% da oferta total. A produção em solo capixaba corresponde a 5% da produção nacional, o que faz do Espírito Santo o quarto na lista dos produtores. Ao todo, os seringais brasileiros fornecem ao mercado interno 104 mil toneladas de borracha ao ano, o que equivale a 30% da demanda nacional. Os 70% restantes, para suprir as necessidades da indústria, são importadas principalmente do sudeste asiático. Países como a Malásia, Indonésia, Tailândia e Maimar são responsáveis por cerca de 95% da produção mundial de borracha natural, mesmo a seringueira sendo uma planta nativa da região amazônica.

Fonte: Última Hora News