Rosa Tenório fala da expectativa para o Colégio de Presidentes

Participantes do Colégio de Presidentes (CP), conselheiros federais e convidados do Crea Júnior
Participantes do Colégio de Presidentes (CP), conselheiros federais e convidados do Crea Júnior

Brasília, 22 de fevereiro de 2024.

Com a participação do presidente Vinicius Marchese e de representações como a do Crea-JR Nacional, o Colégio de Presidentes concluiu sua primeira reunião do ano nesta quinta-feira (22/2), no encerramento do 13º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, em Brasília. “Agradeço a todos os 26 presidentes de Creas pela escolha do nosso nome, meu e do coordenador adjunto, presidente Daniel Iglesias (Crea-TO), com essa maioria de votos, o que aumenta a nossa responsabilidade e ao mesmo tempo nos energiza para que possamos fazer uma gestão de excelência nos nossos mandatos”, comentou a presidente do Crea-AL, eng. Rosa Tenório.


Ao destacar que recebe com muita alegria e entusiasmo a escolha para coordenar o fórum do sistema profissional, ela considera que assume o compromisso de harmonização e total dedicação ao longo de todo o ano às pautas e agendas do Colégio de Presidentes. “As pautas serão sempre voltadas ao interesse dos nossos profissionais e empresas que fazem deste conselho profissional o maior do nosso país. Procuraremos sempre ter esse olhar para os nossos profissionais e empresas, no sentido de fortalecimento das nossas profissões”.
 

Reunião marcou a transição dos colegiados do Sistema
Reunião marcou a transição dos colegiados do Sistema

Metas e propostas 
Entre as metas da nova coordenadora do Colégio de Presidentes, está a de buscar a integração com o Conselho Federal e com a  Mútua, além de uma aproximação com todos os regionais, de forma a facilitar as tramitações e anseios de todos. Rosa Tenório considera ainda que, nos próximos dias, irá buscar reunir-se com o presidente Vinicius Marchese, com o presidente da Mútua, eng. Francisco Almeida, e ainda com os presidentes coordenadores das cinco regiões “para que possamos levantar as demandas, de forma objetiva e proativa pautar as atividades do Colégio de Presidentes ao longo de 2024”. 
 

Segundo ela, a pauta de 2024 será construída com todos esses atores, mas ela enfatiza a necessidade de manter o foco nas bases profissionais, a exemplo do que foi seu primeiro mandato à frente do regional alagoano. “Localmente, a gente implantou alguns projetos para que a gente pudesse aproximar ainda mais o nosso conselho com os nossos profissionais, empresas, prefeituras. Implantamos programas como o Crea Até Você, cujo objetivo principal é a interiorização de todos os nossos serviços, onde mensalmente levamos toda a estrutura do Crea para um município do Estado. Implantamos também o Descomplica Crea, cujo objetivo principal é a aproximação com as Instituições de Ensino Superior. E por fim, o Crea Capacita, que tem como objetivo principal a capacitação dos nossos profissionais com cursos e palestras gratuitas e em parceria com as nossas entidades de classe. Podemos destacar ainda a maior aproximação com o Programa Crea Júnior e com o Programa Mulher, implantado em 2021. E lançamos um edital de patrocínio com o olhar voltado às nossas entidades de classe.

Presidente Adriana Resende (DF), presidente Vinicius Marchese e presidente Rosa Tenório (à dir)
Presidente Adriana Resende (DF), presidente Vinicius Marchese e presidente Rosa Tenório (à dir.)



A presidente destaca ainda os programas implantados pelo Confea, a exemplo do Prodesu e do Fortalece para dar apoio aos Creas, este último atendendo a 15 regionais. “Entendemos que estes projetos precisam ser mantidos e aperfeiçoados em 2024. Temos certeza de que a harmonia com o Confea, nas pessoas do presidente Vinicius e dos conselheiros federais, será intensificada, voltada à valorização dos profissionais e das nossas profissões”.
 

Expectativa de novas parcerias entre o Confea e o Colégio de Presidentes marca primeira reunião do colegiado
Expectativa de novas parcerias entre o Confea e o Colégio de Presidentes marca primeira reunião do colegiado

Rosa comentou ainda que o Colégio de Presidentes conta agora com novas lideranças eleitas. Para ela, “esse novo olhar, essa nova energia pode contribuir com o debate e com novas pautas, sempre no sentido de fortalecer o Sistema. Tenho certeza de que os novos presidentes serão importantes nesse novo momento do Sistema, em parceria com os presidentes que chegam a seu segundo mandato”.

Crea-Jr
Após a reunião, o coordenador nacional do Crea-Jr, eng. Varner Reis, destacou o apoio da nova gestão do Confea e a expectativa de criar o Crea-Jr nos três estados remanescentes. “Houve um grande avanço e hoje temos Creas Juniors em praticamente todo o país”, disse, destacando a programação Jovem Lideranças, do Fórum de Políticas Públicas, realizado no dia anterior e que contou com uma programação desenvolvida conjuntamente entre o Confea e o Crea-Jr.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Santo Rei Produtora Audiovisual/Confea