Roberto da Matta realiza pesquisa no Crea-AM

Manaus, 26 de janeiro de 2011.

O antropólogo está desenvolvendo estudo sobre o papel social dos engenheiros e o mercado de trabalho para esses profissionais no Brasil
Na tarde da última terça-feira, 25, o presidente do Crea-AM, Telamon Barbosa Firmino Neto, recebeu os pesquisadores Roberto DaMatta e Christina Garcipp. O antropólogo Roberto DaMatta e o cientista político Paulo Kramer estão desenvolvendo um estudo, em âmbito nacional, sobre o papel social dos engenheiros e o mercado de trabalho para esses profissionais no Brasil.

A finalidade da pesquisa é conhecer a extensão e o perfil da oferta e da demanda (presente e futura) por engenheiros no mercado de trabalho, questões ligadas à qualificação profissional e a imagem/autoimagem dos profissionais no contexto sociocultural brasileiro.

A pesquisa será parcialmente baseada em entrevistas, nas cinco regiões do país, com executivos das áreas técnicas e de recursos humanos de indústrias privadas e/ou estatais que empregam engenheiros nos seus quadros; diretores de escolas de Engenharia e/ou coordenadores de cursos de Engenharia; e dirigentes de entidades de regulação e/ou representação profissional dos engenheiros (Crea, Clube de Engenharia e sindicatos estaduais da categoria). 



Durante cerca de uma hora, Telamon Firmino contribuiu com o estudo explicando a sua visão sobre o tema embasada nas experiências acadêmica, profissional e enquanto presidente do Crea.

Ascom Crea-AM